maxresdefaultUm som feito a partir de objetos do cotidiano, este é o ponto de partida da Orquestra de Objetos Desinventados que se apresenta neste sábado e domingo, 24/10 às 21h e 25/10 às 19h no Barracão Teatro, em Barão Geraldo.

A Orquestra é um grupo de música experimental que investe na transformação. Utilizando como instrumentos musicais apenas objetos de uso cotidiano, com ênfase para os aquários afinados com água, essa inusitada orquestra tem seu trabalho permeado pela descoberta, adequação e transformação de sons oriundos de materiais e elementos diversos em um repertório musical eclético que trafega entre o popular e o erudito. Em síntese, o exercício de desinventar as coisas instiga a orquestra a se desinventar, nos mais variados e amplos sentidos e, como consequência e resultado, também provoca o ouvinte e espectador a se desinventar.

O repertório do grupo trafega entre o popular e o erudito, com peças autorais de cunho contemporâneo, corais do compositor alemão do período barroco Johann Sebastian Bach e clássicos do universo popular como Asa Branca de Luís Gonzaga e Kashmir do grupo britânico Led Zeppelin.

barracão copyA “oRQUESTRA dE oBJETOS dESINVENTADOS” foi criada em março de 2014. Atualmente, conta com 10 integrantes entre “aquaristas” e percussionistas.

Tem como estrutura de naipes os moldes de uma orquestra de câmara, assim dividos:
Aqua-baixo – composto de 10 aquários na região dos graves;
Aqua-cellos – composto por 8 aquários na região entre os médios e graves;
Aqua-violas – composto por 12 aquários na região dos médios;
Aquaviolinos II – composto por 8 taças na região entre os médios e agudos;
Aqua-violinos i – composto por 8 taças na região dos agudos
Percussão – objetos (galões, conduítes, vasos e outros) e instrumentos de percussão (kalimba, moringas e chocalhos).