Divulgação_mostra Curta-WebDentro da programação da 9ª Mostra Curta Audiovisual de Campinas, que acontece entre os dias 22 e 31 de outubro, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas exibirá a animação “Café, um dedo de prosa” e também ministrará uma oficina gratuita de animação com sombra chinesa.

A animação “Café, um dedo de prosa” será exibida no dia 27 de outubro, às 16h, na Casa do Lago, na Unicamp, numa versão reduzida, de 40 minutos.

“Café, um dedo de prosa”, de Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, conta de modo leve e bem humorado a história do café e mostra sua importância na história do Brasil. O filme, de 72 minutos, é resultado de cinco anos de trabalho. A obra começou a ganhar vida em 2009, quando Squarisi conheceu o livro “História do Café”, que serviu de base e inspirou o roteiro. A autora, a historiadora Ana Luiza Martins, foi também a consultora e revisora histórica do filme. O enredo se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos, Wandi Doratiotto e Vera Holtz. Apaixonados pela bebida, eles se encontram em uma cafeteria e iniciam uma conversa agradável e recheada de informações históricas, mas apresentadas de forma leve, descontraída e bem humorada, o que torna a obra acessível até mesmo para o público infantil.

Nascido em Campinas, cidade do interior de São Paulo onde o café teve papel relevante, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação: são dezesseis filmes como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Ao lado de Wilson Lazaretti, é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que já tem 40 anos de história. Além das obras autorais de cada diretor, o Núcleo tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas.

Já a oficina gratuita de animação com sombra chinesa acontecerá no dia 25 de outubro, no Sesc Campinas, das 10h às 16h, e será ministrada por Wilson Lazaretti. Na oficina, os participantes desenvolverão um trabalho em conjunto de animação com a técnica da sombra chinesa. Ao todo, serão abertas 15 vagas, para crianças de 05 a 15 anos. As inscrições gratuitas devem ser realizadas através do site. O Sesc Campinas fica na Rua Do José I, número 270/333, no bairro Bonfim.

Lazaretti já realizou quase mil oficinas de animação para crianças, jovens e adultos em quase todo o território brasileiro, e em vários países como Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia e Estados Unidos. Desde 1999 fabrica materiais de apoio didático e brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Atividades do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas na
9ª Mostra Curta Audiovisual Campinas

25/10 – Oficina de Animação com Sombra Chinesa – Wilson Lazaretti
Horário: 10h às 12h – 14h às 16h
Local: Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim

27/10 – Exibição do filme “Café, um dedo de prosa”
Horário: 16h
Local: Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária