10_14_pais_e_filhos02
Cena do filme “Pais e Filhos”

A programação de cinema do mês de outubro no Sesc Campinas oferece ao público atrações variadas e com discussões atuais.

A programação começa com a exibição na próxima terça-feira, 6, às 14h, do filme brasileiro ‘Periscópio’, que contará também com a mediação e bate-papo do diretor do filme ‘Kiko Goifman’. Na história, Élvio e Eric vivem sozinhos em um apartamento pequeno, sem interagir com ninguém. A relação entre os dois já não anda bem há tempos, mas a situação se complica quando um periscópio surge na sala. Sem entender os motivos, eles passam a fingir para o objeto que são amigos e que vivem em paz. Para participar é necessário retirar ingresso no dia da atividade.

Outro destaque da programação é a Mostra ‘A Família no Divã’ que exibirá sete filmes contemporâneos retratando as famílias, tanto em sua construção quando em sua dissolução. Abrindo as exibições, o grego ‘Miss Violence’ no dia 7, quarta, às 19h30, mostra o suicídio da adolescente Angeliki bem no dia de seu aniversário de 11 anos. O mais intrigante é que ela morre com um sorriso no rosto. Embora a família tente provar que foi apenas uma tragédia, a promotoria descobre aos poucos fatos suspeitos sobre a morte da jovem.

No japonês ‘O Que Eu Mais Desejo’, no dia 13, terça, às 19h30, dois irmãos vivem separados após o divórcio de seus pais. O destino começa a mudar quando o irmão mais velho, que reside na área campestre descobre que dois trens-bala cruzarão a cidade, um sinal de sorte na crença popular. Ele começa a pensar em um plano para unir a família novamente.

O também japonês ‘Pais e Filhos’, no dia 14, quarta, às 19h30, retrata Ryota um grande homem de negócios obcecado por sua vida profissional. A família fica completa ao lado da esposa e de seu filho de seis anos, criado para alcançar o sucesso do pai. A reviravolta se dá quando eles descobrem que o filho foi trocado na maternidade.

10_20_pequena_miss_sunshine02
Cena do filme “Pequena Miss Sunshine”

O clássico ‘Pequena Miss Sunshine’ no dia 20, terça, às 19h30, também faz parte da programação. Na trama, uma família nada convencional é retratada: o pai é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o avô foi expulso da casa de repouso por usar heroína. A vida segue seu curso até que a filha caçula é convidada para participar de um concurso de beleza. Movidos por essa oportunidade, as diferenças são deixadas de lado e a família atravessa o país numa kombi antiga.

Em ‘Precisamos Falar Sobre O Kevin’, no dia 21, quarta, às 19h30, o filme começa com a retratação de Eva, uma mulher solitária e abatida. Ela tenta reconstruir sua vida, abalada por conta de problemas com seu primogênito Kevin. A trama revela a relação conturbada entre mãe e filho que causou mais estragos do que ela poderia imaginar.

Na última semana da mostra, ‘Pelos Olhos de Maisie’, no dia 27, terça, às 19h30, mostra a perspectiva do divórcio pelo olhar de uma criança. A mãe é uma estrela do rock e o pai é curador de galerias de arte. Maisie leva sua vida normalmente até que os pais resolvem se separar. Ela observa os conflitos sem ser observada e percebe quem são as pessoas que pode considerar como sua verdadeira família.

Finalizando a programação, no longa ‘Tanta Água’ exibido no dia 28, quarta, às 19h30, um pai divorciado leva os filhos para Termas de Arapey, um balneário popular. Chegando lá a chuva não dá trégua e eles precisam ficar confinados. Os personagens e as situações se tornam cada vez mais complexas, dando espaço para discussões e novas descobertas em família.

Outra proposta do mês é a programação ‘Filmes no Quintal’ com produções voltadas para as famílias. As sessões acontecem ao ar livre e são gratuitas. Dentre os filmes escolhidos estão: ‘Vida de Inseto’, ‘Querida, Encolhi as Crianças’, ‘E.T Extraterrestre’, ‘Minúsculos, O Filme’, ‘Jumanji’ e o brasileiro ‘Meu Pé de Laranja Lima’.

O Sesc Campinas realiza também quatro atividades que integram a ‘Mostra Curta Audiovisual’: ‘Trilha Sonora Experimental ao Vivo’, ‘Técnicas de Animação com Sombra Chinesa’, ‘Bate-papo – Produção Audiovisual Contemporânea’ e ‘Produção de Curta Metragem em Stop Motion’.

Veja a programação completa com mais detalhes no SITE do Sesc Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)