Dilma Rousseff
Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff (PT) vetou a “doação” empresarial a partidos políticos, aprovada pelo Câmara no começo deste mês.

A proposta é uma espécie de legalização da corrupção. Um pequeno grupo de empresas controlam a democracia por meio do financiamento de políticos. A legislação vetada ainda tinha um retrocesso porque impedia de se saber qual empresa doou para determinado político.

A informações sobre o veto é dos jornais Folha de S. Paulo, Estadão e deputados petistas via Facebook. Ela teria assinado o veto antes de embarcar para os Estados Unidos nesta quinta-feira (24).

As próximas eleições municipais devem ser as primeiras após a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu o “financiamento” de candidatos por empresários. Vereadores e candidatos a prefeito terão de mudar as estratégias para as próximas eleições.

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira 17 que fica proibido o financiamento de empresas de campanhas eleitorais. O julgamento começou em 2013, mas foi suspenso em abril do ano passado com um pedido de vista de Gilmar, que segurou o caso por um ano e cinco meses.

Veja mais: 

Gilmar Mendes fez voto “dogmaticamente débil” sobre financiamento eleitoral

Candidatos representam empresas e eleitor vira fantoche, diz ministra do STF

99% dos empresários saem perdendo com financiamento de empresas nas eleições