Categories: Geral

Pé de Mulambo se foi, mas a boa música regional e rabequeira ficou

O grupo de forró e muito mais, Pé de Mulambo, deixou de existir em abril do ano passado (2014), após o último show realizado em Campinas. O primeiro CD, Segura essa Munganga aí, Menino!, é um registro da boa música brasileira com humor e malícia regionalista.

O mais interessante é a qualidade sonora que o grupo impôs à rabeca, à viola, zabumba e triângulo. De acordo com a própria banda, os músicos se revezavam em seus instrumentos e exploravam formações pouco usuais. “Em alguns momentos abdicam até do acompanhamento harmônico. Assim, fica a cargo da rabeca a função de, além de tecer seus solos e melodias, “fazer a cama” para as vozes”, ressaltam.

Cocos, forró, ciranda, samba de roda, samba matuto, e ritmos do sudeste como fandango caiçara, lundus e folias estão presentes. Acho que eu ouvi um chorinho também. A banda inserida em influências de gêneros regionais do Nordeste, consegue dar um ar medievalesco de rara beleza em algumas músicas do primeiro CD. 

O grupo, criado em 2007 pelos músicos Filpo Ribeiro, Guluga e Rone Gomes, já não existe, mas o CD de estreia “Segura essa Munganga aí, Menino!” (2011), ficou. Então, aprecie! (Glauco Cortez)

Escute & Baixe:

Download do disco: Segura Essa Muganga aí, menino!
(Todos os downloads do Escute&Baixe são permitidos ou baixados da própria página do artista)
Página do Pé de Mulambo
Veja mais Escute&Baixe

Veja vídeo:

 

 

 

 

Carta Campinas

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

3 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

5 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

23 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago