Categories: Geral

Pé de Mulambo se foi, mas a boa música regional e rabequeira ficou

O grupo de forró e muito mais, Pé de Mulambo, deixou de existir em abril do ano passado (2014), após o último show realizado em Campinas. O primeiro CD, Segura essa Munganga aí, Menino!, é um registro da boa música brasileira com humor e malícia regionalista.

O mais interessante é a qualidade sonora que o grupo impôs à rabeca, à viola, zabumba e triângulo. De acordo com a própria banda, os músicos se revezavam em seus instrumentos e exploravam formações pouco usuais. “Em alguns momentos abdicam até do acompanhamento harmônico. Assim, fica a cargo da rabeca a função de, além de tecer seus solos e melodias, “fazer a cama” para as vozes”, ressaltam.

Cocos, forró, ciranda, samba de roda, samba matuto, e ritmos do sudeste como fandango caiçara, lundus e folias estão presentes. Acho que eu ouvi um chorinho também. A banda inserida em influências de gêneros regionais do Nordeste, consegue dar um ar medievalesco de rara beleza em algumas músicas do primeiro CD. 

O grupo, criado em 2007 pelos músicos Filpo Ribeiro, Guluga e Rone Gomes, já não existe, mas o CD de estreia “Segura essa Munganga aí, Menino!” (2011), ficou. Então, aprecie! (Glauco Cortez)

Escute & Baixe:

Download do disco: Segura Essa Muganga aí, menino!
(Todos os downloads do Escute&Baixe são permitidos ou baixados da própria página do artista)
Página do Pé de Mulambo
Veja mais Escute&Baixe

Veja vídeo:

 

 

 

 

Carta Campinas

Recent Posts

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

33 minutes ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

40 minutes ago

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

19 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

20 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

22 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago