11863372_902304599849363_2590817001986775024_nNesta terça-feira, 25, às 19h, como parte da Semana Nacional da Anistia, o Museu da Imagem e do Som de Campinas e o Conselho Municipal de Direitos Humanos convidam o público para a Roda de conversa “Museologia e luta política: espaços marcados pelo conflito entre opressão e resistência”.

A proposta da roda de conversa é a criação de um grupo de trabalho para este tema na cidade de Campinas, que abarque territórios e temporalidades diversas, sob abordagem dos conceitos de museologia social e com enfoque nas lutas contemporâneas por direitos humanos e cidadania.

A atividade será organizada da seguinte forma:

Apresentação inicial e coordenação dos debates por Sônia Fardin.

Serão apresentadas algumas experiencias de organizações em rede que têm como objetivo dar visibilidade, realizar ações educativas e/ou musealização de espaços de violações de direitos e também espaços de luta e resistência cultural e política. Ações que têm a memória como um instrumento tanto de reparação histórica como de luta pelos direitos humanos no presente.

Debatedores convidados: Juliana Siqueira (MIS), Alessandra Ribeiro (Casa de Cultura Fazenda Roseira), Alessandra Gama (IBAO), Paulo Mariante (Grupo Identidade e CMDH), Magali Mendes (PLP), Ney Moraes (AEESSP) – Cada convidado apresentará suas problematizações do tema a partir dos movimentos sociais em que está inserido.

O debate será aberto para o público presente. Mais informações no evento no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)