PMCA Mata Santa Genebra terá uma série de atividades gratuitas para comemorar os 34 anos da Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a Mata. Os eventos acontecem entre 9 a 12 de agosto.

No dia 9, abrindo a programação, acontece a III Corrida da Mata. A saída está prevista para as 8 horas, na Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo – Campinas/SP, sede da Fundação. A prova tem percurso de 8 km, com todo o trajeto feito na terra (trail run), o que diferencia a disputa das demais realizadas na região.

Segundo os organizadores, o evento vai unir a prática esportiva à responsabilidade socioambiental e possibilitar que os participantes conheçam um pouco mais da Mata de Santa Genebra, contribuindo, assim, para a sua preservação. Nos anos anteriores, cerca de mil pessoas participaram do evento.

No dia 11 de agosto, no período da manhã e à noite acontece um ciclo de palestras com pesquisadores que realizam trabalhos na Mata Santa Genebra, universitários e diversos setores da sociedade para debater temas relacionados à conservação de áreas protegidas no contexto urbano e sobre o papel social dessas áreas na produção do conhecimento.

No período da manhã, haverá as seguintes palestras: ‘Análise de solo na ARIE Mata Santa Genebra’, com Regina Márcia Longo; ‘Ecologia de mamíferos na ARIE Mata Santa Genebra’, com Denise de Alemar Gaspar; ‘A fenologia e os recursos para polinizadores e dispersores na floresta sazonal’, com Patrícia Morellato.

À noite, a programação terá: ‘Análise de solo na ARIE Mata Santa Genebra’, com Regina Márcia Longo; ‘Processos hidrológicos e biogeoquímicos em bacias hidrográficas de floresta estacional semidecidual em Campinas’, com Ângela Guirao; ‘A regeneração natural na Mata de Santa Genebra’, com Flaviana Maluf. As palestras serão relizadas no Auditório Monsenhor Salim – Campus II da Puc Campinas. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pela internet. (Carta Campinas com informações de divulgação)