Ícone do site CartaCampinas

Vereador quer ciclovia em toda obra realizada em via pública de Campinas

Projeto de Lei do vereador Paulo Bufalo (PSOL), apresentado nesta semana, prevê que toda obra em via pública de Campinas tenha ciclovia.

Segundo o projeto, toda construção, ampliação, reforma ou remodelação de vias públicas ou rodovias deve receber a implantação de ciclovias paralelas e com garantia de acessibilidade universal às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

As ciclovias devem constar no desenho do projeto, antes da execução da obra. O objetivo do PL é criar orientação legal para a política de mobilidade urbana no município. “Acompanhamos há alguns anos várias obras em ruas, avenidas e rodovias em Campinas executadas pelo poder público, ou por contrapartidas, que priorizam apenas o transporte motorizado e ignoram totalmente a construção de ciclovias, a acessibilidade e a sustentabilidade nos projetos”, disse Bufalo.

Para o vereador, o uso da bicicleta, principalmente nos grandes centros urbanos, vem se consolidando como meio de transporte limpo, sustentável, rápido e de baixo custo de locomoção, para lazer, esporte ou atividades cotidianas como educação e trabalho.

“É preciso que o poder público municipal incentive o uso da bicicleta e adote políticas públicas urbanas que garantam a implantação de ciclovias e ciclofaixas com segurança para os usuários e dê longevidade ao uso da bicicleta”, afirma Bufalo.

De acordo com o PL, a implantação das ciclovias nos projetos a serem apresentados não deverá comprometer as ciclovias já previstas no Plano Cicloviário de Campinas, anunciado em abril, pela Secretaria Municipal de Transporte. O governo informou a construção de mais de 100 quilômetros de ciclovias, de uso contínuo, na cidade.

Sair da versão mobile