pmsA vendedora de porta em porta, Simone Vizcarino Bernardes, 50 anos, moradora do Planalto do Sol, na Região Central de Sumaré, resolveu investir e se transformar em empresária. Aproveitando a moda Food truck (comida de caminhão), ela criou o Shoes Truck, uma loja de sapatos femininos dentro de uma Kombi.

A história começou há três anos, quando a sumareense, formada em Nutrição, decidiu mudar de atividade e vender a cantina na qual trabalhou por oito anos em uma escola particular. Convidada pela mãe de um dos alunos, que já tinha formado uma vasta clientela vendendo calçados de casa em casa, Simone aceitou a sociedade e entrou no novo negócio.

O tempo passou, a amiga mudou-se para outro estado, mas Simone não desistiu das vendas. Foi participando de feiras de negócios e de outros eventos que a empreendedora encontrou o seu “nicho” de mercado. “Cheguei a vender muito em um único fim de semana de evento. Enquanto os maridos andavam atrás das novidades que as feiras ofereciam, as esposas passavam horas conhecendo meus sapatos e, o melhor: comprando”, contou Simone.

Simone recebeu inovar ainda mais. No fim do ano passado, ela comprou uma VW Kombi, ano 1983, para abrir a loja itinerante e conseguiu financiamento no “É Pra Já”, o serviço municipal unificado da Prefeitura de Sumaré que faz o atendimento ao trabalhador e ao micro e pequeno empresário. Simone buscou dois serviços que funcionam no local: orientações do PAE Sebrae (Posto de Atendimento ao Empreendedor) e do Banco do Povo Paulista, onde teve o empréstimo aprovado e conseguiu equipar a “SapatoNaKombi”.

“A loja na Kombi, por si só, já chama muito a atenção, mas a exposição dos produtos, assim como ficam nos estabelecimentos físicos, é a ‘alma do negócio’, sem dúvida, pois gera curiosidade e interesse de compra. Foram algumas mudanças que fizeram uma diferença impressionante nos negócios”, comemora Simone. (Carta Campinas com informações de divulgação)