subindo-a-ladeira-por-Ana-Dourado-112No próximo dia 16 de julho, quinta-feira, o Conjunto Subindo a Ladeira lançará o seu segundo CD intitulado “Homenagem a Chiquinha Gonzaga” no Empório do Nono, localizado em Barão Geraldo, distrito de Campinas. Com este trabalho, o grupo também foi convidado a tocar no clube do choro do Reino Unido, em Londres.

No repertório do disco estão composições dedicadas e inspiradas na obra da maestrina como “Tango pra Chiquinha” de André Ribeiro, e músicas pouco conhecidas da compositora como “O jagunço” e “Mulher-Homem”. A pesquisa sobre a obra de Chiquinha foi feita no Acervo Digital Chiquinha Gonzaga, que desde 2011 concedeu acesso livre a mais de 300 partituras da compositora gratuitamente.

O Conjunto Subindo a Ladeira iniciou seus trabalhos em 2011, tendo lançado seu primeiro CD em 2012. É composto por André Ribeiro (bandolim), Priscila Matos (piano) e Roberto Amaral (pandeiro). O objetivo do grupo com esse novo trabalho é divulgar a obra da maestrina Chiquinha Gonzaga, uma das mais importantes figuras da nossa história, possibilitando ao público contato com sua obra bem como o Choro, primórdio de nossa música popular urbana.

capa-homenagem-C-Gonzaga2Em entrevista concedida ao site oficial de Chiquinha Gonzaga, a pianista e produtora do grupo Priscila Matos fala da importância em revisitar e difundir uma obra múltipla como a de Chiquinha Gonzaga. “É figura de primeira grandeza na história musical brasileira. Uma mulher à frente de seu tempo, rompeu barreiras por sua personalidade marcante, que não aceitava facilmente as convenções sociais da época. São inúmeras composições, em gêneros variados como valsas, polcas, tangos, mazurcas, choros, etc. Sua obra merece sempre ser revisitada e trazida de volta à cena musical; que é a nossa proposta”.

Os critérios para a construção do disco e seleção do repertório também foram discutidos pela pianista. “Primeiramente, começamos a estudar um pouco da vida dela, conhecer melhor até pra entender e absorver melhor sua obra. Depois, entramos no acervo digital do site da Chiquinha e selecionamos umas 50 músicas de diversos gêneros. O próximo passo foi diminuir esse número, selecionando músicas que melhor caberiam na extensão do bandolim e com tonalidades que soassem mais agradável/orgânico no nosso instrumento solista. Por fim, com muita dificuldade, conseguimos ficar com 6 composições para adaptarmos e arranjarmos para a nossa formação: piano, bandolim e pandeiro. Parece trabalhoso, mas na verdade foi muito gostoso todo esse processo de seleção e arranjo”.

Mais informações sobre o trabalho do grupo e repertório no Canal no Youtube e também na página do grupo no facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)