Por Célia Musilli

Foto 2 - Ariana Andreoli - equipe em ação trabalhando em Hembra del Desierto Caudilla Chapanay  - foto Santiago Mondéjar
Ariana Andreoli com a equipe de “Hembra del Desierto Caudilla Chapanay”/ Foto de Santiago Mondéjar

Na próxima quarta-feira (1), a coreógrafa argentina Ariana Andreoli participa do CINE DEBATE, a ser realizado no Centro de Referência de Dança de São Paulo – CRDSP, com uma palestra em que apresentará um projeto que une dança e cinema. Trata-se do espetáculo “Hembra Del Desierto Caudilla Chapanay”, espetáculo de dança da Tribu Chapanay que será transformado num filme longa-metragem que conta, inclusive, com cenários naturais, e tem como diretora artística a coreógrafa argentina.

O evento, que está em sua segunda etapa, põe em discussão as manifestações da dança, bem como outras vertentes da cena, integrando no processo os entornos culturais das realizações criativas. Andreoli fará um relato sobre a estratégia de criação e produção do espetáculo que foi apresentado na Argentina em dezembro de 2014, e que resultou num filme em processo de finalização. O projeto reúne um espetáculo de dança ao vivo – que consiste na celebração da memória – e a realização do longa-metragem que contempla a ideia de circulação da memória.

“Hembra del Desierto” é a história de Karina Rodriguez – bailarina da Tribu Chapanay, educadora e investigadora de danças nativas e folclóricas da Argentina – que busca na sua culturaentre seus ancestrais e seus contemporâneos, outras realidades, ressignificadas através da dança e da música. Ela funde sua trajetória pessoal à história de Martina Chapanay, nascida em 1800, nas Lagunas de Guanacache, hoje província de San Juan, que tornou-se uma montonera, rastreadora de caminhos, após a independência da Argentina, lutando para transformar seu país numa federação, atuando nas guerras civis. Martina é identificada por sua rebeldia e pela transgressão que a faziam, por exemplo, roubar para distribuir aos pobres, ações políticas mescladas ao carisma de uma mulher livre. Mas sua história é uma das tantas histórias não contadas, pouco conhecidas que, com o projeto, ganha visibilidade através de uma versão documental e poética que mescla dança folclórica e dança contemporânea.

“Hembra del Desierto” é uma versão livre da história de Martina Chapanay que “vale-se do mito para resgatar memórias” e trazer de volta o grito “de uma de uma raça silenciada”, conforme o projeto, iniciado em 2013. A proposta é de uma construção artística – com extensão cultural e educacional – cujas etapas de criação e produção serão apresentadas por Andreoli no CRDSP, com projeção de cenas do filme. Após a palestra, haverá um debate com o público.

Mostrar a ligação da dança com seus contextos culturais, ampliando seu registro através da linguagem audiovisual, é um projeto que vai ao encontro das ações propostas pelo CINE DEBATE, parceria do CRDSP com a Secretaria Municipal de Cultura e a Cooperativa Paulista de Dança. Este tipo de associação promove a pulsação da cultura, conectando os processos criativos com os suportes institucionais que contemplam artistas e público.

CINE DEBATE com Ariana Andreoli
Tema: “Dança documental, produção comunitária – processos de criação, produção e montagem do projeto “Hembra Del Desierto Caudilla Chapanay”
Data: 1 de julho/ 2015
Horário: 19 horas
Local: Centro de Referência de Dança de São Paulo – CRDSP – Baixos do Viaduto do Chá, s/n,
Galeria Formosa
Entrada gratuita