caxeirosasjuninaAs Caixeiras das Nascentes realizam no próximo domingo (21/06) a 1ª Festa Junina das Caixeirosas, na Praça do Coco em Barão Geraldo, Campinas.

A Festa Caixeirosas Junina contará com barraquinhas de comidas típicas e terá início às 14h, com a apresentação do Espetáculo “Brincadeira de Arteiros”, do Grupo Flor de Laranjeira. Às 15h, as Caixeiras das Nascentes farão o Levantamento do Mastro, seguido pela encenação Casamento dos Bonecões Caixeirosos Rosalinda e Zé Beleu, que puxarão uma quadrilha improvisada. Para encerrar a festa, acontece o Baile na Roça, com músicas tradicionais cantadas pela Banda das Caixeirosas.

O grupo Flor de Laranjeira surgiu em 2014 por iniciativa da Caixeirosa Bia Medeiros. Bia, que é agente educacional, propôs trabalhar as danças e músicas aprendidas em suas vivências no grupo Caixeiras das Nascentes com as crianças da escola E.E. Wadih Jorge Maluf, que gostavam de fazer “arte”. O resultado foi que as crianças gostaram tanto que o grupo cresceu e conseguiu o apoio da direção da escola, que viu na arte uma saída para a falta de disciplina dos alunos; o trabalho também conquistou o apoio da Prefeitura de Sumaré e vem se apresentando em outros espaços.

As Caixerosas são um bloco carnavalesco de rua de Barão Geraldo que foi criado em 2006 por Cris Bueno, Inês Viana, Cia LápizLazuli e Caixeiras da Guia, e que junto às Caixeiras das Nascentes, foi crescendo e se tornando tradição no carnaval de Barão. Cristina Bueno é coordenadora do grupo das Caixeiras das Nascentes, percussionista, pesquisadora de ritmos das manifestações populares de raiz Brasileira e artesã de Caixa do Divino.

A fim de proporcionar um espaço lúdico dedicado a toda a família, em especial às crianças, a Festa Caixeirosas Junina traz para a praça um resgate das músicas e brincadeiras tradicionais das festividades juninas da cultura popular brasileira. A ideia da festa é também dar continuidade à proposta brincante do Bloco As Caixeirosas.(Carta Campinas com informações de divulgação)

PROGRAMAÇÃO
14h – Flor de Laranjeira
“Brincadeira de Arteiros”
15h – Levantamento do Mastro
16h – Quadrilha de bonecões
Baile na Roça com a
Banda das Caixeirosas

CAIXEIROSAS JUNINA
Data: 21/06/2015
Horário: 14h
Local: Praça do Coco
Rua José Martins, 738 – Barão Geraldo, Campinas – SP 13084-153 | Fone: (19) 3249-1501
Entrada gratuita
Mais Informações: (19) 9 9109-9596 / 3289-2081