Moradores de Barão Geraldo se organizam por novo cinema no distrito

Diante da falta de boas alternativas de cinema no distrito de Barão Geraldo, que possui mais de 50 mil habitantes fixos, um grupo de moradores está se organizando pela criação de um novo cinema no local, que privilegie produções cinematográficas culturais, de arte, autorais, que circulam em circuitos alternativos e que, na maioria das vezes, não chegam ao grande público, justamente pela falta de espaços onde essas produções possam ser exibidas, discutidas e compartilhadas.

Em reunião realizada no ultimo dia 30/5, um grupo com 15 moradores discutiu que o ideal seria que houvesse uma sala de cinema confortável e devidamente equipada, mas que talvez isso não fosse possível num primeiro momento por depender de parceiros com recursos financeiros necessários ao projeto. Ainda que esses parceiros não estejam presentes inicialmente, para os organizadores, é possível criar esse novo espaço de cinema em algum estabelecimento, por um período breve.

Como parte das discussões sobre a criação desse novo espaço cultural em Barão Geraldo, os integrantes também concluíram que é preciso descobrir formas de financiamento para exibições de filmes culturais (há, por exemplo, um programa da Ancine para incentivo a Cineclubes); estudar as leis de direitos autorais e de exibição, bem como pensar e definir qual constituição legal o cinema pode ter (associação, cineclube, cooperativa etc), além de verificar quais espaços poderão ser usados pelo cinema.

A proposta consensual é criar uma associação ou cooperativa para que tudo tenha transparência e participação de quem quer que seja, com poder de decidir sobre todos os assuntos concernentes ao cinema.

Até o momento, há apenas três espaços no distrito ou próximos dele organizados para exibições cinematográficas: a Casa do Lago, da Unicamp, com programação variada e gratuita, o Cine Moras, na Moradia da Unicamp, que é uma iniciativa dos moradores da universidade, aberto ao público, mas com certa dificuldade de integrar os moradores de Barão, e o cinema do Shopping D. Pedro, que exibe apenas filmes do circuito comercial, não contemplando produções do cinema de arte, do circuito alternativo, além de ficar longe para muitos moradores.

A segunda reunião para organização do cinema foi marcada para o próximo sábado, 13/6, às 15h30, no salão de fundo do Restaurante Raízes Zen,  que fica na rua Antônio Pierozzi, 94, centro.

Mais informações no evento do facebook. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Flávio Bolsonaro saiu de forma clandestina para Argentina e pegou voo para os EUA

(foto joedson alves - ag brasil) Aliados do candidato derrotado à Presidência da República, Flávio…

10 hours ago

Espetáculo Amantes do Teatro – A Comédia faz duas apresentações em Campinas

(foto ary brandi - divulgação) Você já pensou em viajar pela história do teatro? E…

15 hours ago

Site da Argentina diz que Flávio Bolsonaro fugiu e Polícia Federal é acionada

(imagem polícia federal) A Polícia Federal (PF) entrou em contato com autoridades argentinas na manhã…

16 hours ago

‘Nada ficou como antes’: Ivan Vilela conduz encontros sobre o Clube da Esquina na Unicamp

(foto divulgação) A música do Clube da Esquina será tema de uma série de encontros…

16 hours ago

Após vitória de Lula, Holanda anuncia R$ 2,7 bilhões para o Brasil proteger Florestas

(foto marcelo camargo - ag brasil) Após a confirmação da vitória de Lula (PT) nas…

16 hours ago

Rita Von Hunty e Cia Melodramática apresentam espetáculo de improvisação no Convivência

(foto claudia ribeiro - divulgação) Rita Von Hunty sobe aos palcos ao lado da Cia…

17 hours ago