Por Bruno Marques

debora branco delirico divulgaEm seu último trabalho, Delírico – o mundoceano, o cantor e compositor Guga Costa, utilizou suas letras e apresentações para fazer uma crítica da sociedade a partir da vida do pescador.  “O show faz uma analogia entre a vida do pescador do mar – muito inspirado em [Dorival] Caymmi e Jorge Amado – e o homem contemporâneo das grandes cidades”, diz o músico.

Em seu show único, ele transforma o palco em um cenário como se estivesse no mar, utilizando a iluminação de velas e projetores. “No início, o projeto tinha uma outra ideia de temática, mas o show foi tomando um caminho para um contexto relacionado ao ambiente do homem do mar. Assim, o tema do show foi sendo delineado para este contexto, mas sempre com a ideia de trazer a imagem do pescador do mar do Caymmi e do Jorge Amado para os dias atuais, tentando fazer uma analogia com o mundo de hoje nos grandes centros. O mundo de hoje é colocado, desta forma, como o grande oceano pelo qual navegam as almas humanas.”

Além da imagem e as letras, o projeto ainda conta com uma sonoridade instrumental muito característica e única que, por ter uma pegada mais calma, faz com que a imagem do mar e do pescador fique bem nítida. O instrumental do show veio da vontade do artista em contar, primeiramente, com a sanfona e com uma guitarra cheia de efeitos. “Depois surgiu a ideia de contar com um violoncelo, trazendo uma sonoridade um pouco mais grave para a instrumentação. Assim, o Delírico acabou encontrando um sonoridade interessante na conexão de todas essas influências”, conta o músico.

Porém Guga Costa diz que há uma grande dificuldade em desenvolver seu projeto e isso por falta de apoio cultural do Estado.  “As políticas públicas de cultura deveriam ter como fundamento a possibilidade de se criar espaços de autonomia para os agentes da cultura, isso não é o que acontece hoje. Hoje vivemos uma grande dependência do Estado, que sempre privilegia uma minoria de projetos, deixando uma grande maioria “restante” sem apoio nenhum. Então ao invés de se privilegiar alguns grupos e projetos, deveriam, na verdade, apoiar os canais de distribuição de música”, diz Guga.

Para ele, essa dependência do Estado afeta muito a sua carreira pois a leis de incentivo não são favoráveis aos artistas que tem um menor destaque no mundo cultural.  Guga Costa disponibiliza o download de suas musicas, fazendo com que seu público tenha um acesso fácil e rápido a sua arte.

Escute & Baixe:

delirico


Download do CD música a música: MundoceanoHistória de PescadoresWeird Fishes/ArpeggiValsa das três da manhãDies Bildnis ist bezaubernd schönDe uns tempos pra cá, Bala de NatalInexistênciaMiragem do portoYoukali Tango, Intro: a los que se fueron.
(Todos os downloads do Escute&Baixe são permitidos ou baixados da própria página do artista)
Site do Artista: Guga Costa
Veja mais Escute&Baixe

Veja vídeo do Show: