Edital da 8ª Mostra Luta está aberto com inscrições de trabalho até 15 de agosto

A Mostra Luta, que chega em sua oitava edição neste ano de 2015, está com o Edital aberto para inscrição de filmes e trabalhos fotográficos. As inscrições poderão ser feitas de 20 de junho a 15 de agosto, inspiradas pelo tema da Mostra desse ano: “Não passarão”.

A Mostra Luta tem como objetivo fomentar a exibição e o debate de filmes, trabalhos fotográficos e outras manifestações culturais dentro das lutas sociais e populares, estimular a produção audiovisual, promover a organização, fortalecimento de redes, debates e encontros, além de se constituir enquanto espaço de reivindicação pelo direito à comunicação popular, livre e anticapitalista.

A Mostra Luta! já se consolidou como um importante espaço político cultural de debate e atua na promoção, discussão e difusão das lutas sociais, fazendo um contraponto ao conteúdo divulgado na mídia empresarial.

Sua origem está na vontade de criar canais de comunicação popular entre os movimentos sociais, os oprimidos e os explorados; da necessidade de lutar contra a criminalização dos movimentos populares e do desejo de falar e quebrar o enorme silêncio que nos é imposto pela grande mídia.

Reproduzimos abaixo texto dos próprios organizadores da Mostra convidando a população a participar do evento com seus trabalhos, ideias e suas lutas:

Brasil, ano 2015 – Vivemos tempos difíceis: direitos trabalhistas estão ameaçados com leis que ampliam a tercerização e limitam outras garantias como o seguro-desemprego, junto a um corte amplo de verbas públicas. Grupos de extrema-direita se organizam e pedem a volta da Ditadura Militar. Ao seu lado estão fundamentalistas religiosos e demais fanáticos, dominando palanques, igrejas, ruas e meios de comunicação, atacando sujeitos oprimidos como os LGBTs, as mulheres, as religiões de matrizez africanas entre outros credos. O latifúndio ganha força, passando por cima do meio-ambiente e de indígenas, camponeses, quilombolas e outros povos. A polícia bate recordes em assassinatos, exterminando a juventude negra e periférica. No lugar de combater a violência com a garantia de direitos sociais, investe-se em mais punitivismo e proibicionismo, ou seja: cadeia e morte para manter uma fracassada guerra às drogas, redução da maioridade penal para penalizar uma juventude que não tem direito a nada, apenas a permanecer à margem e a morrer.

Por isso dizemos: “Não Passarão!”. Este é o tema escolhido para este ano, que fará frente ombro a ombro com os movimentos sociais e para expandir esse debate pelas nossas lutas de direito. A Mostra Luta é um veículo para que os movimentos, dentro das lutas e temáticas citadas acima, consigam ser mais um espaço de fortalecimento e discussão na sociedade em que vivemos.

Se de uma sala escura pode surgir uma nova imagem na tela, acreditamos que a necessidade hoje é nos organizarmos para barrarmos estes retrocessos e produzir diferentes campos de resistência, luta e invenção de como produzir a vida e a sociedade. Propomos, desde a primeira versão, nos colocar como um espaço de visibilidade aos trabalhos feitos junto às lutas sociais. Além disso, buscamos possibilitar debates e diferentes formas de diálogo e articulação sobre os temas propostos, procurando, também, expandir a programação para outros pontos da cidade, convidando esses atores a estarem conosco nessa construção.

Participe da Mostra Luta, mande seu trabalho! Para fortalecermos estes laços, para conhecermos melhor as diferentes realidades deste Brasil em luta e também irmos além de um bloqueio midiático que tenta calar nossas vozes!

O Edital da 8ª Mostra Luta pode ser visto AQUI.  (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

11 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

17 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

17 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

17 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago