cinepiano_by_Claudio_Pepper (640x486)Será apresentado pela primeira vez no palco do teatro Castro Mendes no próximo dia 6 de junho, sábado, às 21h, o concerto “Cinepiano Tony Berchmans”.

O espetáculo audiovisual traz clássicos do cinema mudo  acompanhados ao piano ao vivo pelo músico Tony Berchmans. Na apresentação em Campinas, o pianista acompanhará o filme “O Circo”, de Charles Chaplin, projetado em um telão em cópia exclusiva em película 16mm.

Raro espetáculo audiovisual, o “Cinepiano Tony Berchmans” é um verdadeiro tributo à época em que as projeções dos filmes mudos eram acompanhadas por músicos que improvisavam a trilha ao vivo. “Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido às cenas”, conta Berchmans, que vem se apresentando com seu “Cinepiano” desde 2010, em inúmeras instituições culturais no Brasil e na Europa.

Criado em 2010 pelo compositor, produtor musical e pianista Tony Berchmans, o “Cinepiano” é um tributo a esta desconhecida faceta do cinema mudo. Acompanhando marcantes filmes de mestres do cinema da época, o pianista improvisa a trilha sonora musical ao piano, utilizando temas de sua composição inspirados nos estilos da época, como ragtime e jazz tradicional, com alguns excertos de temas clássicos, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais do filme. (Carta Campinas com informações de divulgação)

“CINEPIANO – Tony Berchmans”
Data: sábado, 6 de junho
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes. Praça Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial – Campinas. (19) 3272-9359
Horário: 21h
Ingressos: R$ 30 (inteira); R$ 15 (meia)
Horário de funcionamento da bilheteria: de terça-feira a domingo, das 16h às 21h
Classificação Livre