Omar Freire Imprensa MG FPNum país em que secretários de educação, prefeitos e governadores não são responsabilizados pela evasão escolar de crianças e adolescentes, as prisões ficam lotadas de jovens e adultos que abandonaram a escola. Dados do dados  que estão no estudo Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil, divulgado hoje (3) pela Secretaria-Geral da Presidência da República, mostra que 70% dos presos brasileiros foram vítimas da evasão escolar na infância e na adolescência.

O levantamento foi feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça.

Além de não haver qualquer punição para gestores públicos, a evasão escolar também esta ligada a uma escola é ruim, falta de programa efetivo de combate a evasão e desigualdade social e econômica. Entre os que não concluíram ou abandonaram a escola estão 12,5% de presos alfabetizados, 45,3% com ensino fundamental incompleto e 12,2 que apenas completaram o ensino fundamental. Se forem computados os analfabetos, o índice sobre para 75,4 dos presos brasileiros.