foto 2 Silvia Maria expo GS MaioNo próximo dia 8 de maio, sexta-feira, às 19h, será aberta na Galeria Sede, em Campinas, a exposição de fotografias ‘Martírio’, da artista Sílvia Maria.

São 15 fotografias que retratam estados de inquietude feminina, submersos em poesia e em águas cristalinas. 

Silvia Maria inspira-se na personagem Ophelia, da peça Hamlet, de William Shakespeare, para realizar  “uma reflexão sobre o gigante mar de sentimentos que existe em cada um de nós. Mulheres e homens possuímos inquietudes. Muitas vezes nos deixamos ser engolidos por elas, nos tornando uma Ofélia da vida real.“Todos poderíamos ser uma Ofélia da nossa era”, afirmou Silvia.

A exposição nasceu da compilação de dois anos de trabalho da autora reunindo imagens que, em comum, têm a força e o simbolismo da água como elemento principal. “Sempre gostei de explorar diferentes ambientes, mas a água foi se tornando cada vez mais presente no meu trabalho. Resolvi assumir de vez esse monotema e aceitar que ele estava escorrendo de mim, que não adiantava lutar contra. Por isso essa mostra acaba sendo um pouco autobiográfica, revelando um pouco do meu mar íntimo, dos meus martírios”, resumiu a autora.

Silvia nasceu em Itatiba (SP), em 1985, e descobriu a paixão pela fotografia aos 19 anos, durante a graduação em Jornalismo na Puc-Campinas.  A fotógrafa que hoje reside na cidade de Campinas é coautora do livro fotográfico Raízes da Cultura do Nosso Povo, que retrata manifestações folclóricas de diversas regiões do país, e, desde 2007, realiza trabalhos como fotógrafa freelancer, sem deixar de lado a fotografia autoral.

A exposição poderá ser visitada de 11 a 29 de maio, de seg a sex , das 13h às 19h. Entrada gratuita. Galeria Sede fica na R Sampaio Peixoto 368 Cambuí – Campinas/ SP Fone : 3291.4426 (Carta Campinas com informações de divulgação)