“Lady Chatterley” não é um filme movido por um simples caso de adultério. Aliás, o livro do qual deriva tampouco o é. D.H. Lawrence teve a sábia inspiração de fazer dessa história um romance interclasses sociais, o que somente o apimenta ainda mais.
Numa sociedade curvada sob o peso de convenções e hierarquias muito explícitas e rígidas entre patrões e seus servidores, a senhora da casa apaixonar-se por um simples guarda-caça é algo visto como muito fora do programa social aceitável. Seria ainda hoje, imagine há quase 80 anos, em 1928, quando o romance foi publicado. Mas essa é a história que todos conhecem.
A novidade da diretora Pascale Ferran é fazer dela, e de maneira definitiva, um filme autenticamente feminino. “Lady Chatterley” é um filme-fêmea, um objeto raro nesse universo fálico, e mesmo falocêntrico, que é o cinema. Ferran faz com que o ponto de vista seja mesmo o de uma mulher e isso quer dizer que explora a perspectiva da sexualidade feminina, feita de delicadeza e de nuances que, aos homens, só é dado imaginar.
No filme, Constance (Marina Hinds) vive numa propriedade rural com o marido, Clifford Chatterley (Hippolyte Girardot), tenente condenado a uma cadeira de rodas por causa da 1ª Guerra Mundial. Ela amarga uma vida monótona, presa à obrigação com o casamento. Um dia, durante um passeio na floresta, conhece Parkin (Jean-Louis Coullo’ch), o guarda-caça da propriedade. A atração entre os dois desperta nela um desejo nunca antes experimentado. (Bélgica, 2006. Colorido, 168 min).
A exibição é gratuita e seguida de debate. Mais detalhes sobre a programação completa de cinema do Museu AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…
(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…
Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…
(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…
(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…
(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…