O jornalista campineiro Rafel De Marco lança no próximo dia 18 e 19 de março, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi (em Campinas e São Paulo, respectivamente) a biografia de Joaquim Cruz, que também estará presente.
A biografia, Matador de Dragões (Ed. Multiesportes), narra a trajetória do campeão olímpico desde o momento em que era um garoto pobre nascido em Taguatinga, uma das cidades satélites de Brasília, até a glória da medalha de ouro na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, e a medalha de prata nos Jogos de Seul, em 1988.
A obra traz também todas as dificuldades do atleta, que sofreu oito cirurgias ao longo da carreira e nasceu com uma perna dois centímetros mais curta que a outra. Aborda, ainda, seu crescimento pessoal e intelectual após a mudança para os Estados Unidos, onde mora desde 1981, e as polêmicas com os dirigentes do esporte brasileiro, além da transição das pistas para a vida de homem comum – com o início do trabalho como treinador e a criação do instituto, que leva o seu nome e hoje atua na formação de crianças e jovens por meio do esporte, educação e cidadania. O Instituto Joaquim Cruz é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve programas esportivos para crianças e adolescentes, em Brasília.
Para De Marco, a biografia de Joaquim Cruz resgata o herói olímpico que brilhou nas pistas de atletismo nas décadas de 1980 e 1990 ao mesmo tempo em que apresenta um grande brasileiro às novas gerações. “Se tivesse que resumir a trajetória de Cruz em uma palavra seria superação. Apesar do talento e uma condição genética excepcional, ele sofreu com graves problemas físicos, mas nunca desistiu. Fora das pistas, ultrapassou as barreiras das próprias dificuldades sociais para estudar e se formar nos Estados Unidos e se transformar em um cidadão do mundo. Joaquim prova que a força de um atleta não está apenas no corpo, mas na mente”, afirma o escritor.
Para Joaquim Cruz, contar a sua história é a possibilidade de mostrar ao povo do Brasil que é possível, com trabalho e dedicação, realizar os maiores sonhos. “Eu sonhei ser campeão olímpico, lutei contra todas as dificuldades e batalhei muito para atingir meu objetivo. Fico feliz que as pessoas descubram como foi essa jornada”, afirma.
O livro, com prefácios dos jornalistas Juca Kfouri e Dorrit Harazim, tem 396 páginas e custa R$ 50.
Confira o prólogo da biografia – “Matador de Dragões, a história e a filosofia de vida do campeão Olímpico Joaquim Cruz” – que está disponível no blog do autor.
Lançamento em Campinas
Data: 18/03
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Horário: a partir das 19h
Lançamento em São Paulo
Data: 19/03
Local: Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Horário: a partir das 19h
(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…
(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…
(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…
(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…
(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…
(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…