pedro tourinho
Adriano Diogo, presidente da CPI, ao lado de Pedro Tourinho –

Campinas terá mais uma audiência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as denúncias de violações de direitos humanos ocorridas em universidades- públicas e privadas- do Estado de São Paulo, em trotes, festas e no cotidiano acadêmico.

O encontro vai ocorrer no plenarinho da Câmara, entre 10h e 16h30, na segunda-feira (9) e será aberto ao público. Esta é a segunda reunião que ocorre fora da capital paulista. A primeira também foi em Campinas, no dia 23 de fevereiro.

Na audiência, serão ouvidos os diretórios das faculdades de medicina da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Também devem prestar depoimentos quatro alunos ligados à Atlética da PUC, e outros seis alunos que não têm ligação com as agremiações estudantis. Um professor da PUC está na lista dos depoentes.

Em depoimentos anteriores, estudantes de medicina da universidade descreveram vários casos de abusos físicos, ofensas sexuais e trotes desumanos (link), em quase a sua totalidade aplicados por veteranos contra calouros. Segundo o deputado estadual Adriano Diogo(PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, o objetivo da CPI é apurar a violência praticada em escolas públicas e privadas em todo o Estado.

O encontro, organizado pelo vereador Pedro Tourinho (PT), é aberto ao público, no Plenarinho da Câmara, na Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, Ponte Preta. O evento será transmitido em canal aberto, no 61.3 em UHF Digital e pelo Canal 4 da Net. O programa pode ser acompanhado ainda pelo site www.campinas.sp.leg.br e depois fica disponível no Youtube.