III Jornada Teatral dos Geraldos terá palestras, oficina e espetáculo

De 28 de fevereiro a 1º de março acontece em Campinas a III Jornada Teatral dos Geraldos que oferecerá ao público diversas atividades gratuitas relacionadas ao teatro e à arte de modo geral.

Na programação da Jornada, que acontece na própria sede do grupo, estão duas palestras, duas oficinas, além da apresentação do espetáculo “Atenção, respeitável público!”, com a Dupla Companhia, e de uma aula-espetáculo com o ator Roberto Mallet, do grupo Tempo, “O ex-covarde. Um retrato de Nelson Rodrigues”.

As inscrições nas atividades devem ser feitas pelo email osgeraldos@yahoo.com.br. Mais informações pelo telefone (19) 3327-1605.

Veja abaixo mais detalhes da programação completa da III Jornada Teatral dos Geraldos:

28/02 – Sábado
10h30 às 12h
Palestra “O que é ler e o que você pode ganhar com isso”
Ministrante: Thomaz Perroni (Grupo Tempo)

Sinopse: O senso comum ora nos informa que a leitura é uma obrigação, ora que é um prazer; ora que é dever de todos, ora que é coisa de erudito; ora que serve para formar, ora que serve para informar (ora até que só serve para desinformar!) – de modo que o jovem leitor, aturdido, vê-se sempre na condição hamletiana de se questionar: leio ou não leio? Mas, afinal, o que é ler? O que se pode esperar de uma leitura? Esta palestra pretende indicar o caminho que soluciona essa problemática.

14h às 16h
Oficina “Princípios da Improvisação Teatral”
Ministrante: Maíra Hérissé

Sinopse: Esta oficina pretende identificar e abordar os princípios básicos da improvisação teatral através da realização de jogos e situações propostas para improvisar. O trabalho propõe o exercício do ato de criar partindo somente da “memória corporal” que cada um tem, para que se descubra em jogo (sem planejar antes) as possibilidades de criação teatral. Objetiva-se principalmente o reconhecimento do repertório e raciocínio para criar próprio de cada um.

16h30 às 18h
Palestra “Procedimentos de Gestão de Grupo”
Ministrante: Carolina Delduque e Douglas Novais

Sinopse: Esta oficina procura capacitar artistas e produtores culturais a gerenciar estrategicamente suas produções e investimentos artísticos, desenvolvendo e aplicando planos de negócio; almejando dar algumas bases à liderança de equipes criativas e visando sustentabilidade econômica.

20h
Espetáculo “Atenção, respeitável público”
Dupla Companhia

Sinopse: Madame Poatrine (Aline Olmos) e Begônia (Fernanda Jannuzzelli) apresentam esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. A consagrada dupla cômica “Branco e Augusto” serve como ponto de partida para as relações criadas entre as duas palhaças que, em meio a muitas confusões e trapalhadas, divertem e encantam espectadores de todas as idades.

01/03 (Domingo)
14h às 16h
Oficina “O corpo em cena”
Ministrante: Marina Milito

Sinopse: A oficina pretende abordar o trabalho corporal do ator em cena por meio de trabalho técnico, jogos, improvisações e reflexão sobre a prática, com objetivo de mapear princípios fundamentais para o desenvolvimento do jogo cênico e da ação física, tais como, níveis de energia, equilíbrio e desequilíbrio, impulso, entre outros.

20h
Aula-espetáculo “O EX-COVARDE – Um retrato de Nelson Rodrigues”
Roberto Mallet (Grupo Tempo)

Sinopse: No final de 1969, Nelson Rodrigues começa a escrever o que chamou de “confissões”. Numa longa série de crônicas, fala sobre a infância, sua obra, arte e cultura, suas obsessões, fazendo assim um auto-retrato literário com a sua feroz sinceridade. Nesta aula-espetáculo, Roberto Mallet apresenta-nos um retrato falado do escritor através da leitura de trechos das suas confissões e de comentários sobre sua obra.

Os Geraldos também oferecerá neste ano o inédito Curso de Formação de Atores, que será oferecido a partir do dia 28 de abril com várias disciplinas por apenas 130,00 (clique aqui para saber mais), além de mais três cursos convidados que se iniciam agora em março. São eles “Arte e simbolismo”, com Roberto Mallet, “Curso de Iniciação à Cenografia Teatral”, com a artista plástica e cenógrafa Mariana Soares Leme, “Grupo de Estudos sobre a Leitura dos Clássicos”, com orientação de Thomaz Perroni (Grupo Tempo).

Mais informações na página do grupo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Agência-café chega à Unicamp

Espaço no campus reúne coworking, cafeteria e atendimento financeiro em ambiente aberto à comunidade acadêmica…

46 minutes ago

Sala dos Toninhos recebe treino aberto de Ballroom com Stacy Odara

Stacy Odara (imagem belíssima cassa de odara) A Sala dos Toninhos recebe nesta quinta-feira 12…

1 hour ago

Solo de teatro ‘Belmira’ traz para o centro da cena a violência nas escolas

(foto brendo trolesi - divulgação) A peça “Belmira” chega ao palco do Sesc Campinas na…

2 hours ago

Campinas terá torcida coletiva pelo Brasil no Oscar com transmissão ao vivo, curta e pipoca

(foto divulgação) No domingo, 15 de março, o espaço Paulistânia Desvairada, em Campinas, promove uma…

2 hours ago

Senado aprova o fim da lista tríplice para escolha de reitor das universidades

(foto senado federal) Uma vitória da ciência e da autonomia universitária contra o autoritarismo. O…

14 hours ago

Pensador Michael Löwy faz palestra em evento na Unicamp

(imagem reprodução) A ADunicamp sediará, no dia 11 de março, o seminário “Intelectuais, Sociedade e…

18 hours ago