Escorpiões invadem casas vizinhas do Cemitério da Saudade em Campinas

Cemitério da Saudade –

A superpopulação de escorpiões, que prolifera em meio ao entulho, sujeira e túmulos está invadindo imóveis vizinhos do Cemitério da Saudade, em Campinas, e colocando em risco dezenas de moradores. Pelo menos  45 imóveis da Rua da Abolição que fazem fundos com o Cemitério estão sendo invadidas pelo aracnídeo.

Com a época de chuva, os escorpiões, que se alimentam de insetos como baratas, acabam se desalojando das galerias pluviais e bocas de lobo. Quando chove ou é jogado inseticida no local, o animal, que é um aracnídeo e não um inseto, não morre.

No município de Campinas, em 2012, foram notificados 113 acidentes de escorpiões, sendo que 105 foram considerados leves (dor aguda, mas nenhuma consequência respiratória ou circulatória). Não houve nenhuma morte. Em 2013, foram notificados 85 acidentes com picadas de escorpião. Deste número, 79 foram considerados leves e nenhuma morte foi registrada. (Veja link)

O veneno do escorpião atua principalmente no sistema nervoso – ação neurotóxica. A substância provoca dor intensa, abaixa a temperatura do corpo, acelera a pulsação e pode matar. Em casos graves, além da anestesia local, o paciente recebe soro antiescorpiônico, que é feito pelo próprio veneno do escorpião.

Chamado por alguns destes vizinhos, o vereador Carlão do PT esteve no local nesta semana e pôde constatar a gravidade do problema. Segundo ele, os moradores estão muito assustados, pois no início deste ano uma moradora foi picada. “Ao observar o fundo do cemitério, fica claro que o abandono e a falta de manutenção neste local público contribuem muito com a proliferação destes animais”, conta Carlão.

Nesta segunda (2/2), Carlão protocolou Ofícios pedindo providências urgentes à Vigilância Sanitária, ao Centro de Controle de Zoonoses e também à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, para que realize uma limpeza no Cemitério e uma operação cata treco na vizinhança. “O maior perigo é o grande número de crianças que moram nestes imóveis, já que elas têm sido maioria entre as vítimas fatais mais na região de Campinas”, ressalta o vereador.

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

17 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

18 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

20 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago