PMV - agroturismoAlém dos shows, das frutas e demais atrações da 66ª Festa do Figo e 21ª Expogoiaba de Valinhos, que começaram no dia 17 e vão até 1º de fevereiro no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’, o turista que se interesse em conhecer propriedades onde os frutos são cultivados ou ter contato com a área de preservação da Serra dos Cocais.

Assim como na edição de 2014, os visitantes da Festa poderão ver de perto plantações de figo, goiaba, uva e outras lavouras; aprender um pouco sobre cultivo; comprar frutas, compotas, sucos, doces, geleias e artesanatos e ainda apreciar a beleza da principal região agrícola do município, além de conhecer a Serra dos Cocais, no bairro Alpinas.

Todos os passeios são monitorados por guias. As saídas acontecem aos sábados e domingos, das 9h30 às 17 horas, em micro-ônibus que partem a cada meia hora. Os ingressos custam R$ 10. Crianças menores de 5 anos não pagam. As pessoas que vierem à festa em ônibus de excursão poderão utilizar o próprio veículo. Neste caso, os ingressos saem por R$ 8, com o acompanhamento de guia. O ponto de venda de ingressos do agroturismo e ecoturismo fica no Portão Sete do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’.

Os roteiros, além da beleza da paisagem, incluem quatro pontos turísticos: Sítio Kusakariba, com produção de goiaba vermelha, branca e roxa, seriguela, compotas, doces e artesanatos; e na Adega Tio Mário, produtora de vinho, suco de uva e licores. Nos dois locais, os visitantes podem degustar e adquirir produtos oferecidos a preços convidativos.

O terceiro ponto de destaque é no Camping Macuco Lazer e Parque Aquático, área para camping, chalés, lagoa, complexo aquático, trilhas e espaço para pesca.

O ecoturismo tem como destino a Cocais Trilha, uma área de preservação ambiental com variadas trilhas com fauna e flora. No itinerário, uma parada na tradicional Casinha do Figo e Casinha de Madeira, onde são apresentadas as produções de frutas de cerâmica.

A 900 metros de altitude, os turistas visitam o ‘Sítio Cocais Trilhas’ onde são recebidos pelos proprietários da área, José Armando Valdevino e Luzia Oliveira, e percorrem trilhas em meio à vegetação de transição de mata atlântica e cerrado, em Área de Preservação Ambiental. Também podem adquirir artesanato autossustentável, que é baseado na inclusão social e na geração de renda, além de utilizar apenas materiais naturais em sua produção.

O roteiro ainda reserva no final uma das mais belas vistas panorâmicas, em meio a rochas gigantescas que servem como mirantes e evidenciam, além da cidade de Valinhos, as suas vizinhas Campinas e Vinhedo e até Indaiatuba e Paulínia, mais distantes. Se tiverem sorte, os turistas podem até ver a decolagem de aviões do Aeroporto Internacional de Viracopos.

São três saídas diárias: às 10 horas, 13 horas e 14h30. A recomendação é que as pessoas calcem tênis ou sapatos fechados, levem bonés e protetor solar.