tremelicando_-_foto_1No dia 20 de dezembro, sábado, as ruas de Campinas receberão as cores e a alegria da arte circense com o projeto “Pelas ruas da cidade”, iniciativa do Grupo Off-Sina. A passagem do grupo por Campinas encerra a terceira edição do projeto que tem reunido diversas atrações e artistas, mantendo viva a arte da palhaçaria. Os espetáculos já passaram por Petrópolis, Juiz de Fora, Teresópolis e Nova Friburgo.

“Pelas ruas da cidade” tem como objetivo fomentar, propagar e divulgar as Artes de Rua, colocando em pauta uma nova dinâmica de ocupação do espaço público e contribuir para a ampliação do acesso aos bens culturais de cada município. Surge a partir da experiência do Grupo Off-Sina que em seus 26 anos de existência já circulou por 82 municípios do Estado do Rio de Janeiro e itinerou por 930 municípios em 23 Estados. A itinerância do Grupo Off-Sina pelo Brasil é um dos elementos importantes para o seu desenvolvimento histórico, cultural, social e político, com ênfase no reconhecimento dos valores da cultura nacional.

As atividades começam partir das 11h, na Praça do Coco (Barão Geraldo – Campinas) que será palco para a apresentação de suas atrações: “Tremelicando”, com o Grupo Off-Sina, e “Circo do Só ÊU!!!”, com o Barracão Teatro.

Abrindo a tarde, “Tremelicando” – uma homenagem aos palhaços excêntricos musicais Treme Treme e Corrupita, mestres dos atores do grupo, Lilian Moraes e Richard Riguetti. Nele, o Grupo Off-Sina busca resgatar números que utilizam a técnica de palhaçaria excêntrico musical, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, moedas, latas e guizos são transformados em instrumentos musicais.

Logo depois é a vez de “Circo do Só ÊU!!!”. Equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia e música são apenas alguns dos elementos do espetáculo do Barrão Teatro, que conta a história de um palhaço que decide apresentar sozinho o show que foi cancelado.

“Pelas ruas da cidade” – III Edição é um projeto do Grupo Off-Sina contemplado pelo Prêmio Funarte Artes na Rua – Circo, Dança e Teatro 2013. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Dia 20/12 – Praça do Coco (Barão Geraldo)
11h – “Tremelicando” com o Grupo Off-Sina | 14h – “Circo do Só ÊU!!!” com o Barracão Teatro

SINOPSES

Grupo Off-Sina – “Tremelicando”

Os palhaços Café Pequeno e Currupita apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme Treme e Corrupita. A figura tradicional do Homem dos Sete Instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através do Casal Banda.

Barracão Teatro – “CIRCO DO Só ÊU!!!”

O majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade ate que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo. Zabobrim, o palhaço, vem até vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, musica e muito mais.