1385973_653716771408357_1782297659053391431_nNo próximo sábado, 8 de novembro, a partir das 14h, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro convida o público para a inauguração do Centro de Referência Jongueiras e Jongueiros do Sudeste na Casa de Cultura Fazenda Roseira. A inauguração do Centro abre a 6ª Edição do Festival Sou África em Todos os Sentidos que, este ano, traz como tema “Nos Caminhos do Patrimônio Afro-Campineiro”. 

A inauguração do Centro de Referência terá exposições, rodas de conversas, homenagens, explanação de conteúdos sobre patrimônio material e imaterial com a presença de várias lideranças jongueiras de outros territórios e rodas de jongo entre as comunidades.

O Jongo é um patrimônio imaterial, registrado como forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e é considerado o avô do samba. É praticado nos quintais das periferias urbanas e em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro.

Em Campinas, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a detentora do Jongo, que é registrado como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2005 e como patrimônio cultural imaterial em Campinas desde 2013. Em ambos os registros o Jongo se encontra no Livro de Registro das Formas de Expressão, que são atividades expressivas e comunicativas tradicionais enraizadas na vida social, no Brasil e em Campinas, respectivamente.

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro está localizada na Casa de Cultura Fazenda Roseira, na região Noroeste de Campinas. A partir de um edital promovido pelo IPHAN, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro em parceria com a NINA Grio foi contemplada e receberá aportes financeiros do governo federal para ações de salvaguarda do jongo, entre essas estão previstas a criação do Centro de Referência Cultural do Jongueiras e Jongueiros do Sudeste, que abrigará diversas ações voltadas para a preservação desse importante Patrimônio Cultural.

O Festival Sou África em Todos os Sentidos, já em seu sexto ano, propõe espaços de interações, debates, encontros e trocas na temática da cultura afro-brasileira e no aprofundamento de saberes de matrizes africanas, como também as suas práticas, no exercício de construção e resistência da cultura negra no território local e nacional. Esse ano o Sou África inicia no dia 08 de novembro e vai até o dia 04 de dezembro, com mais de um mês de programação, possibilitando grandes encontros de saberes, homenagens, discussões, obras e transformações de entendimento numa programação que contemplará exibições de filmes, exposições, homenagens, debates, saraus, shows, tradições e trocas.

Mais informações e a programação completa AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)