Black Friday ou Black Fria? Procon de Campinas alerta sobre impulsão do consumo

As promoções de prazo curto são boas para a compra por impulso. E muitas vezes essa compra não acontece do jeito que o consumidor desejou, o que pode gerar arrependimento.
Uma das maiores promoções de ação rápida é a “Black Friday” ou “Sexta-feira Negra”, que foi criada nos Estados Unidos como preparação para as vendas de varejo de Natal, e acontece na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. No Brasil, o evento teve início em 2010 e repete a atividade como naquele país.
Pensando na orientação do consumidor, o Procon de Campinas elaborou um cartilha com informações sobre a “Black Friday”, que acontece nesta sexta-feira, dia 28 de novembro. A cartilha pode ser acessada na página na internet o Procon Campinas.

De acordo com o Procon, para evitar problemas e arrependimentos, o consumidor deve analisar todas as ofertas e pesquisar preços antes de realizar as compras, seja pela internet ou nas lojas físicas. Outra dica é que o consumidor faça uma lista dos produtos realmente necessários para não cair na tentação de comprar coisas que não serão utilizadas, ou seja, a famosa compra por impulso, evitando um superendividamento.

Outra dica para o consumidor: antes de realizar as compras pela internet verificar se os sites informam o nome empresarial e número de inscrição, quando houver, no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda; endereço físico e eletrônico, e demais informações necessárias para sua localização e contato; além das informações essenciais sobre os produtos como preço, validade, caracteristicas do produto, formas de pagamento e prazo de entrega.

É importante observar que nas compras realizadas pela internet o consumidor pode fazer uso do direito de arrependimento e desistir da compra em até sete dias – contados da entrega do produto ou da assinatura do contrato de prestação de serviço.Em Campinas, os consumidores que se sentirem lesados devem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais:

Unidade Horto Shopping Ouro Verde – Rua Armando Frederico Renganeshi, 61
Jardim Cristina- Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Telefone 151 (exclusivo para Campinas-SP) – Atendimento de segunda a
sexta, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 14h.

PROCON Digital – Site: http://www.procon.campinas.sp.gov.br/.(atendimento
conforme Decreto Municipal nº 17.910/2013)

POUPATEMPO CENTRO – Av. Francisco Glicério, 935, 1º Andar – Atendimento de
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 7h às 13h.

POUPATEMPO CAMPINAS SHOPPING – Rua Jacy Teixeira de camargo, 940, Jardim do Lago – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 8h às 14h.

AGILIZA CAMPINAS – BARÃO GERALDO – Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da
Subprefeitura de Barão Geraldo – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

17 hours ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

17 hours ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

20 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

23 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

1 day ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

1 day ago