Campinas recursos hídricosA Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) começa nesta terça-feira, 7 de outubro, a realizar uma série de discussões públicas, chamadas de oficinas participativas, para elaboração do Plano Municipal de Recursos Hídricos (PMRH). O encontro acontece das 18h às 21h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raul Pilla, no Jardim Flamboyant, para discutir as particularidades da Bacia do Anhumas.

Para que a discussão tenha a participação de toda a sociedade, as oficinas foram divididas por regiões, de acordo com as bacias hidrográficas. Sendo assim, estão no cronograma a realização de oficinas para discutir, além do Anhumas, as bacias do Atibaia (20/10); do Quilombo (4/11) Capivari 1 (11/11) e Capivari 2 (18/11). Já, os encontros voltados para os setores rural e industrial acontecem nos dias 6 e 25 de novembro, respectivamente.

Segundo o secretário do Verde, Rogério Menezes, a população, a comunidade rural e os setores produtivos devem participar das discussões do PMRH a fim de que possam dar suas contribuições e enriquecer a gestão dos recursos hídricos no município.

Os interessados podem conhecer a programação completa, assim como os locais e horários de realização das oficinas na página da SVDS no Portal www.campinas.sp.gov.br ou no endereço http://www.campinas.sp.gov.br/governo/meio-ambiente/plano-hidricos.php. Também neste endereço é possível se inscrever para os eventos que, por questões de espaço das salas, têm número limitado de vagas.

De acordo com a SVDS, as oficinas públicas têm por objetivo também capacitar a população para participar da audiência pública que deve ser realizada antes da apresentação final do plano. A meta é que o PMRH esteja concluído até junho de 2015.

Os órgãos municipais envolvidos no trabalho de elaboração do PMRH são Defesa Civil, Sanasa e as secretarias municipais de Planejamento, Saúde, Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Habitação, Serviços Públicos e Defesa Civil. A coordenação dos trabalhos está a cargo da SVDS.

O PMRH é um instrumento de gestão, previsto na Lei nº 12.787/06, e tem por objetivo propor ações de recuperação, proteção e conservação dos recursos hídricos na cidade.

Serviço

Oficina Bacia Anhumas – 07/10 – 18h – EMEF Raul Pilla (Jd. Flamboyant)
Oficina Bacia Atibaia – 20/10 – 18h – Subprefeitura Joaquim Egídio
Oficina Bacia Quilombo – 04/11 – 18h – EMEF Dr. João Alves dos Santos (V. Boa Vista)
Oficina Bacia Capivari 1 – 11/11 – às 18h – EMEF Geni Rodrigues (São Bernardo)
Oficina Bacia Capivari 2 – 18/11 – às 18h – EMEF Zeferino Vaz (Vila União)
Oficina Setorial Rural – 06/11 – às 13h30 – Cati (Vila Itapura)
Oficina Setorial da Indústri – 25/11 – às 9h – Ciesp Campinas (Bonfim)