‘Presente de Vô’ mescla cirandas guaranis, cantigas africanas e música brasileira

Nos próximos dias 1 e 2 de novembro, sábado e domingo, às 20h e às 19h respectivamente, o musical “Presente de Vô”, do grupo Ponto de Partida com participação do coro Meninos de Araçuaí, será apresentado no teatro Castro Mendes, em Campinas.

O musical mescla cirandas guaranis, cantigas africanas, clássicos da
música brasileira e batuques aprendidos com avós do Vale do Jequitinhonha.

A história do musical se passa no “país secreto onde moram os meninos”. Lá, existe a oficina fantástica do velho Cambeva, onde é possível restaurar todas as suas memórias e lembranças, e onde um realejo espera para ser consertado. Enquanto isso, a idosa Temporina parte em busca das recordações de sua infância e a pequena Deolinda, a neta do restaurador, ao lado de Tuzébio, o ajudante desajeitado, tentam descobrir qual é o Presente de Vô que ela ganhará no seu aniversário.

Além da oficina de Cambeva, o universo fantástico é habitado pelas Sonhambulantes, uma família que vive no sonho; Zalém e a Calunga, nativos de Parasempre, andam pelo mundo a recolher e catalogar lembranças e também a Maria Metade e seus Meninos encantados, que são e sempre serão crianças, pois habitam as histórias.

O repertório tem arranjos assinados pelo grupo Pau Brasil e mistura cirandas guaranis, cantigas de ninar africanas, batuques aprendidos com avós do Vale do Jequitinhonha, aleluias misturadas a vozes indígenas, Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento, além de canções do folclore português.


A encenação dispensa os grandes cenários, efeitos especiais e maquinarias para dar lugar ao faz de conta. Assim, se constrói basicamente com panos que ora são noivas, arco-íris, recordações e também com singelos elementos de infância. Os figurinos visitaram os baús dos avós para deles acordar rendas, tecidos, crochês e modelagens. A luz dá um tom mágico à obra, nos levando sempre a um lugar onde tudo é possível.

Com uma formação de teclado, violão, sopro e bateria, a música é toda executada ao vivo, com arranjos marcantes e uma trilha incidental. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Musical PRESENTE DE VÔ
Dias 01 e 02 de Novembro
Sábado, às 20h | Domingo, às 19h
Teatro Municipal José de Castro Mendes
R. Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial
(19) 3272-9359
Duração: 80 minutos.
Indicação etária: Livre.
Ingressos
R$ 30,00 (inteira), R$15,00 (meia-entrada)

Recent Posts

Veja como Flávio Bolsonaro atuou para barrar lei que combate o feminicídio no Brasil

Ana Paula Lobato (foto senado federal) O senador Flávio Bolsonaro (PL) foi um dos responsáveis…

7 hours ago

Ciclo de cinema e psicanálise tem sessão e diálogo sobre O Último Azul

(imagem divulgação) Com entrada gratuita, o encontro de março marca a retomada 2026 da série…

8 hours ago

Agência-café chega à Unicamp

Espaço no campus reúne coworking, cafeteria e atendimento financeiro em ambiente aberto à comunidade acadêmica…

12 hours ago

Sala dos Toninhos recebe treino aberto de Ballroom com Stacy Odara

Stacy Odara (imagem belíssima cassa de odara) A Sala dos Toninhos recebe nesta quinta-feira 12…

13 hours ago

Solo de teatro ‘Belmira’ traz para o centro da cena a violência nas escolas

(foto brendo trolesi - divulgação) A peça “Belmira” chega ao palco do Sesc Campinas na…

13 hours ago

Campinas terá torcida coletiva pelo Brasil no Oscar com transmissão ao vivo, curta e pipoca

(foto divulgação) No domingo, 15 de março, o espaço Paulistânia Desvairada, em Campinas, promove uma…

14 hours ago