a_rondonAté dia 14 de novembro, o público poderá conhecer um pouco mais a história do Marechal Rondon, considerado um dos grandes estudiosos do Brasil. Conhecido como “Patrono das Comunicações”, ele foi responsável pela abertura de estradas e pela instalação de linhas telegráficas no interior do país, além de ter sido o único brasileiro indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

A vida de Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como o Marechal Rondon, serviu de inspiração para a exposição “Rondon – Vida e Obra”, que acontece na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição, com curadoria de Helen Altimeyer, reúne objetos, fotos e filmes que contam um pouco da história do brasileiro, e tem como objetivo justamente destacar a história de personalidades nacionais que ajudaram a construir o País.

O público poderá observar o material que acompanhou Rondon no seu dia a dia, como mapa cartográfico, mata-borrão, bule de café, máquina de moer café, sino (que era usado em expedições), machadinha, espora (usada em um dos cavalos que ele montava), máquina fotográfica, telefone, entre outros. O acervo também inclui fotografias de momentos históricos dos quais o personagem participou.

 O material foi cedido pela Secretaria da Cultura de Cuiabá, município onde Rondon estudou. Também serão exibidos, continuamente, dois documentários: “Rondon e a Cartografia” e “Expedição Roosevelt – Rondon”, do cineasta e jornalista, Cacá de Souza, biógrafo e referência no estudo da vida e da obra de Cândido Mariano da Silva Rondon.

A visitação à exposição é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Rondon – Vida e Obra”
Período: 24 de outubro a 14 de novembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados das 10h às 16h
Local: Universidade Mackenzie – Av. Brasil, 1220, Jardim Guanabara, Campinas
Entrada grutuita