‘De olhos bem fechados’ terá exibição gratuita no ciclo ‘Cinema e Literatura’

A sexta e o sábado terão diversas sessões de cinema gratuitas no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas.

Na sexta-feira, às 19h, será exibida a produção indiana “Como todas as estrelas na terra, Toda criança é especial”, de Aamir Khan, como parte do ciclo Diversidade Cultural- outras linguagens, outros olhares, que tem curadoria de Adriano de Jesus. No filme, Ishaan tem oito anos, é cheio de imaginação e gosta muito de desenhar e brincar. Solitário, tem como amigos os cães e os peixes do aquário. Suas brincadeiras passam por poças d’água e pipas. Ele não presta nenhuma atenção nas aulas e, antes de ser reprovado por preguiça e rebeldia, seus pais o transferem para uma escola interna. Num primeiro momento, o garoto se sente abandonado e sofre com a separação. Mas o professor de arte Nikumbh percebe a existência de um problema e, na busca da solução, devolve a alegria e a auto-confiança de Ishaan.

Já no sábado, 4 de outubro, às 16h, o público poderá assistir ao filme “De olhos bem fechados”, de  de Stanley Kubrick, baseado no romance “Breve Romance de Sonho”, de Arthur Schnitzler. A exibição faz parte do ciclo “Cinema e Literatura”, que tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira.

Mais próxima dos contos aterrorizantes de E. T. A. Hoffmann do que da teoria psicanalítica de Freud, esta pequena obra-prima do escritor vienense Arthur Schnitzler é antes de mais nada uma história de horror em que o sexo acaba se revelando um jogo amoroso com a morte. Certa noite, durante uma troca de confidências, uma mulher provoca ou seduz o marido ao lhe contar uma fantasia sexual que teve no passado. Transtornado pelo ciúme, o marido, um jovem médico, sai no meio da noite para atender ao chamado de um paciente à beira da morte e se vê enredado, a partir daí, numa aventura mórbida e erótica em que a vida estará sempre por um fio.

No filme, William (Tom Cruise) e Alice Harford (Nicole Kidman) formam um casal bem-sucedido e sofisticado. Após uma festa, na qual ambos flertaram com outros, eles começam a conversar sobre as vezes em que ficaram tentados a ter um caso extraconjugal. O que Alice conta deixa William perturbado pelo ciúme e ele parte em busca de novas experiências sexuais. Último trabalho do diretor Stanley Kubrick, que faleceu poucos dias após terminar o filme.

Ainda no sábado, às 19h30, será exibido o filme “À beira do abismo”, de Howard Hawks, dentro do ciclo “Noir”, que tem curadoria de Laerte Ziggiatti. O filme se passa na Los Angeles dos anos 40. O detetive particular Philip Marlowe é contratado para ficar de olho na filha caçula de um general, mas acaba se envolvendo em uma complexa teia de assassinatos, chantagem e traição. Ele e ela, ator e atriz, são os ícones supremos do noir: Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Baseado no livro homônimo de Raymond Chandler, o roteiro foi concebido pelo grande escritor americano William Faulkner.

Todas as exibições são gratuitas seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Local: Museu de Imagem e Som de Campinas (MIS), Rua Regente Feijó, 859, centro, Campinas.

Recent Posts

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

3 hours ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

5 hours ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

22 hours ago

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

2 days ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

2 days ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

2 days ago