Cerca de 30 institutos e faculdades da Unicamp ficaram sem água neste sábado

Unicamp sem água

Cerca de 30 institutos, faculdades e órgãos da Unicamp ficaram sem água neste sábado. A área hospitalar foi preservada. O restaurante administrativo foi fechado por falta dágua e a moradia estudantil, que fica próxima ao centro do distrito de Barão Geraldo, também ficou sem água.

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) publicou esta semana pela primeira vez um comunicado falando sobre a crise hídrica de Campinas. Desde a semana passada, vários bairros estão sem água ou com interrupção, segundo os próprios moradores. A empresa não fala em racionamento, mas em falta dágua.

No comunicado, a empresa afirma que continua monitorando o Rio Atibaia, a cada trinta minutos, para avaliar a qualidade da água captada, e levantamento feito na quinta-feira, 16, mostra que o manancial que abastece 95% da população de Campinas ainda está com sérios problemas de excesso de poluentes e baixa concentração de oxigênio, dificultando o tratamento e a distribuição de uma água com qualidade recomendada pelo Ministério da Saúde.

A Sanasa informou na sexta que auxilio do Departamento de Água de Jundiaí, que está parando sua captação das 18h às 22h, até este sábado, 18/10. A cidade capta mil e duzentos litros de água do Rio Atibaia e faz a transposição para o Rio Jundiaí Mirim. Com esta vazão a mais, que chegará na captação da Sanasa, em Sousas, a qualidade da água tende a melhorar, possibilitando uma maior oferta de água. A normalização do sistema continua com previsão para este domingo de manhã.

Recent Posts

Cuba busca fazer reformas para escapar do bloqueio e do controle total dos EUA

(foto Mehmet Turgut Kirkgoz -pxl) A reforma econômica e do Estado em Cuba, discutida nesta…

3 minutes ago

Entre passado e presente, show de Lyra Grazie circula pelo folk, música celta e new age

(foto vanessa vaz - divulgação) Com uma trajetória marcada pela valorização das tradições do folk…

17 minutes ago

Festival de Inverno ocupa praça de Barão Geraldo com música, gastronomia e feira criativa

Sacicrioulo (foto dalton chub - divulgação) O 3º Festival de Inverno de Barão Geraldo ocupa…

1 hour ago

Concurso de talentos e espetáculo cênico-musical dão visibilidade à arte LGBT+ em Campinas

"Sereia sem Mar" (foto rodrigo cordeiro - divulgação) Dois eventos neste fim de semana destacam…

1 hour ago

Pesquisa relaciona emendas parlamentares, apadrinhamento e precarização da educação

Artigo de Isaac Sobrinho relaciona as emendas e apadrinhamentos políticos e a contratação temporária de…

6 hours ago

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

1 day ago