tempo temperatura

A temperatura em Campinas volta a bater novo recorde. Nesta sexta-feira, 17 de outubro, os termômetros do Cepagri da Unicamp registraram a temperatura de 38,1ºC, às 14h50, e segundo a Defesa Civil, a umidade relativa do ar atingiu 15,2%, por volta das 15h.

A cidade de São Paulo registrou hoje (17) temperatura recorde. Por volta das 14h os termômetros da Estação Meteorológica Jaçanã/Tremembé, na zona norte, marcaram 39,3 graus Celsius (ºC). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), é a maior temperatura desde o começo das medições, em 2000. O recorde anterior ocorreu em 2006, quando foram registrados 39,2 ºC.

Na Estação do Mirante de Santana, também na zona norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  aferiu a maior temperatura dos últimos 71 anos, quando começaram as medições (37,8 °C). O recorde anterior foi em janeiro de 1999, quando os termômetros da estação marcaram 37 ºC.

Segundo a meteorologista do Inmet, Helena Turon, o calor deve continuar até domingo (19). “Domingo vai ficar mais quente ainda”, disse a especialista. No entanto, durante a noite, a chegada de uma frente fria deve aliviar a temperatura e aumentar a umidade do ar. “Com a aproximação da frente fria, no domingo, chove. Na segunda-feira também estamos esperando chuva. Não será uma chuva como a gente tem quando vem aquele canal de umidade da Amazônia. Mas será uma chuva mais forte do que as que nós estávamos tendo”, explicou.

No domingo em Campinas, a máxima pode chegar a 37ºC à tarde e a mínima, 22ºC. (Carta Campinas/ Agência Brasil)