Marina Silva e Aécio Neves: eleitor só de 5 em 5 anos.
Marina Silva e Aécio Neves: eleitor só de 5 em 5 anos.

Retirar o mínimo poder de voto da população a cada dois anos (como é hoje) e limitar a uma eleição a cada 5 anos é uma das ideias mais estapafúrdias que poderia existir e que foi parar nas propostas de pelo menos dois presidenciáveis: Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Se com eleições a cada dois anos a população tem dificuldade de controlar e acompanhar os privilégios de parte da classe política, imagina com eleições de 5 em 5 anos.

O cidadão terá de esperar 5 anos para votar. Imagina, que um eleitor tem um filho no ano da eleição. Quando o filho completar 5 anos, ele vota. Depois, ele vai votar quando filho completar 10 anos. É uma proposta monstruosa, que tira totalmente o mínimo poder da população que é o voto.

Não é possível, que depois das manifestações de junho de 2003, setores da classe política defendam a limitação ainda maior de participação dos brasileiros no processo eleitoral. É inacreditável. E qual o argumento para essa ideia asquerosa? Economizar. Sim!!!! Economizar com democracia para poder ter mais dinheiro e liberdade para a corrupção. Durante 5 anos, um bom corrupto e um bom corruptor ficarão livres da ameaça do voto, da energia das eleições, das denúncias, do confronto de ideias etc.

E com o tempo, sabe como é, a população esquece.