Toadas, batuques, samba-de-bumbo, folguedos, aboios, samba-de-lenço rural paulista, coco de São João, cordel, samba de roda, modas de viola são alguns dos ritmos desta edição, com apresentações de cada artista e na sequência uma “arreunião” de cantorias.
Com o objetivo de promover o contato pelas mais variadas expressões da cultura popular brasileira, o “Arreuní” é sempre gratuito e permite ao público o contato mais direto com o trabalho de vários artistas reunidos em um mesmo palco para celebrar a música e a arte.
O evento tem apoio da Secretaria de Cultura de Campinas e do Programa de Ação Cultural (ProAc) da Secretaria de Cultura do Estado. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.
* Sobre os músicos
João Arruda – Músico, violeiro e produtor fonográfico. É considerado um dos jovens promissores músicos da linha da viola brasileira. Nascido em Campinas, o artista é comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira. Seu trabalho está presente em mais de 15 CDs, em que atuou como artista convidado. Arruda é idealizador e curador do projeto musical “Arreuní”.
Adiel Luna – Violeiro, cantador e cordelista, Adiel Luna vem de uma família de poetas. O músico já se apresentou em eventos importantes de cultura popular no Brasil e nas principais cidades europeias e tem mais de 50 títulos de cordéis publicados. É coquista, considerado hoje o único representante da renovação do coco de São João. Atualmente, trabalha com projetos de gravação de um CD e de um DVD junto com outros mestres coquistas de Pernambuco.
Noel Andrade – Violeiro, nascido em Patrocínio Paulista, interior de São Paulo. É ligado à cultura do campo (onde viveu até os 23 anos de idade) aliada a costumes urbanos. Seu trabalho reflete sensibilidade nas letras e melodias das suas canções que incorporam vários estilos como folk, blues, erudito, toadas e música regional camponesa. Após 10 anos de estrada, o artista lançou “Charrua”, o seu primeiro CD, que reúne cantorias, ritmos e folguedos.
Sinhá – Cantora e compositora popular, aos 80 anos de idade, a paulista Rosária Antônia, a Sinhá, acumula um extenso trabalho de divulgação de cantos, ritmos e danças. É participante e cofundadora do grupo “Urucungos, Puítas e Quijengues”. O CD e o espetáculo “Eu sou Sinhá” celebram a trajetória da artista e trazem composições autorais e temas de domínio público.
Projeto “Arreuní”
O projeto “Arreuní” reúne vários músicos em um mesmo palco e promove encontros mensais gratuitos, sempre aos domingos. O nome do projeto foi inspirado na música e letra do poeta popular Chico Maranhão: “Antonce se a gente véve lutando, antonce a gente deve se arreuní, antonce se a gente véve cantando, vale mais, vale mais…”. O objetivo é, em cada edição, um show único, que valorize a cultura tradicional e interiorana por meio da pluralidade de influências e estilos de cada artista.
“Arreuní” – edição de setembro
Data: 14 de setembro de 2014
Horário: 19 h
Local: Centro Cultural Casarão do Barão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n.º – Terras do Barão – Barão Geraldo – Campinas – SP)
Ingresso: grátis (distribuídos com uma hora de antecedência)
Informações: (19) 3287-6800