O deputado estadual Antônio Mentor (PT), de Americana (SP) pediu a cassação do candidato a deputado federal Carlos Sampaio, do PSDB de Campinas. A informação é do jornal O Liberal de Americana.

Antônio Mentor
Antônio Mentor

Segundo reportagem, ele ajuizou anteontem uma Aije (ação de investigação judicial eleitoral) que tem o objetivo de cassar o registro de Sampaio.

A ação tem como base a denúncia de que funcionários da Prefeitura de Americana teriam sido coagidos a apoiar a campanha do candidato. O jornal também divulgou um vídeo em que dois secretários municipais afirmam que os funcionários comissionados devem uma “retribuição” a Carlos Sampaio  por um suposto auxílio ao prefeito cassado  Diego de Nadai (PSDB) durante o processo de cassação.

“O pedido, na Aije, também é para a declaração de inelegibilidade por oito anos de Carlos Sampaio, de Diego e dos secretários de Governo, Adilson Dias Bicalho, e de Saúde, Fabrizio Bordon, que aparecem no vídeo, além da aplicação de multa civil. A acusação é de abuso de poder político e captação de sufrágio, que ocorre quando o candidato oferece alguma vantagem ao eleitor em troca do voto. A assessoria de imprensa informou que a coordenação da campanha de Carlos Sampaio em Americana não vai se manifestar sobre o assunto”, informou o Jornal (veja link).