Manchetes favoráveis (azul) e contrárias (vermelho) aos candidatos durante este ano.
manchetometroO Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep) da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) lançou o Manchetômetro 2014 para presidência da República.

O Manchetômetro tem por objetivo analisar a cobertura midiática das eleições de 2014, com destaque para o pleito presidencial. Os meios de comunicação investigados pela pesquisa são os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo, os três principais jornais diários do país, e o Jornal Nacional, programa de notícias televisivo mais popular da TV aberta brasileira.

Na página do Manchetômetro encontram-se vários os gráficos que representam a cobertura dos três jornais estudados (Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo) no que toca os candidatos da corrida presidencial.

Veja no início do texto um dos gráficos, que analisa a cobertura dos jornais desde o início do ano de 2014.  O Manchetômetro tira qualquer dúvida sobre a partidarização agressiva da imprensa.