78be4682897daac0a45b13e8861ab2c0 (603x454)No próximo domingo, 10 de agosto, a partir das 19h, acontece mais uma edição do projeto musical “Arreuní”, criado pelo músico João Arruda, no Centro Cultural Casarão do Barão. A edição terá a presença dos músicos mineiros Pereira da Viola, Wilson Dias e Tião Mineiro e fará uma celebração da cultura popular brasileira.

No “Arreuní” ritmos e prosa, vozes e timbres oferecem uma experiência sonora de qualidade e despertam emoções. Com encontros mensais gratuitos, sempre aos domingos, o “Arreuní” permite ao público o contato mais direto com o trabalho de vários artistas reunidos em um mesmo palco para celebrar a música e a arte. O nome do projeto foi inspirado na música e letra do poeta popular Chico Maranhão: “Antonce se a gente véve lutando, antonce a gente deve se arreuní, antonce se a gente véve cantando, vale mais, vale mais…”.

No palco, João Arruda coordena as apresentações e recebe os amigos de cantoria. “É com muito entusiasmo que anunciamos mais uma edição do ‘Arreuní’, um encontro musical que vem se consolidando como importante atração cultural, não somente em Campinas. Para nossa alegria, é comum ter na plateia a presença de muitas pessoas vindas de outras cidades para prestigiar nossos convidados que trazem uma contribuição cultural de valor imensurável, para emocionar as pessoas”, destaca o músico João Arruda.

João Arruda é músico, violeiro e produtor fonográfico. Ele é considerado um dos jovens  promissores músicos da linha da viola brasileira. Nascido em Campinas (SP), o artista é comprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura popular brasileira, bem como de outros países. Seu trabalho está presente em mais de 15 CDs, em que atuou como artista convidado. Arruda é idealizador e curador do projeto musical “Arreuní”.

 O violeiro, poeta e cantor, Pereira da Viola, foi aclamado pela crítica como um gênio em sua arte. É considerado um dos porta-vozes de uma expressiva parcela do universo rural brasileiro. Nascido no Vale do Jequitinhonha, o artista destaca em seus trabalhos a diversidade da música regional, a criação artística de Minas Gerais e contribui para o enriquecimento das lendas e crenças do povo mineiro e brasileiro.

 Também faz parte do projeto, Wilson Dias. Cantor, compositor e violeiro, ele trouxe da terra natal, também no Vale do Jequitinhonha, as benéficas influências da vida em comunidade, da cultura e da arte popular do folclore e da seresta mineira, representada nos álbuns gravados ao longo de quinze anos de trabalho.

 Por fim, Sebastião Vitor Rosa, mais conhecido como Tião Mineiro, é violeiro, cantor, compositor e mestre-embaixador. Nasceu em Boa Esperança (MG) e ainda criança foi iniciado na Folia de Reis na Companhia “Mineiros”, da família. Em Campinas, cidade que escolheu para viver, atua como mestre-embaixador e violeiro da Companhia “Azes do Brasil”, formada há mais de 20 anos. Reconhecido como importante agente cultural e social, já recebeu da Câmara Municipal de Campinas e do Estado de São Paulo títulos de mérito.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Este ano, projeto está sendo realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

“Arreuní” com João Arruda, Pereira da Viola, Wilson Dias e participação especial de Tião Mineiro
Data: 10 de agosto de 2014
Horário: 19 h
Local: Centro Cultural Casarão do Barão. Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n.o – Terras do Barão – Barão Geraldo, Campinas – SP)
Ingresso: grátis (distribuídos com uma hora de antecedência)
Informações: (19) 3287-6800.