df26927c53e6b454d851c9c3b99dc37cOito barracas entre alimentação, artesanato e artigos de matriz africana, além de comidas típicas de festas juninas, como pipoca, milho verde e cachorro quente, até pratos especiais, como feijão tropeiro e caldinho, bolos e doces caseiros, farão parte da tradicional festa julina do grupo Urucungos Puítas e Quijengues que acontecerá no próximo sábado, 19 de julho, a partir das 13h, na nova sede do grupo, a Casa de Força, que fica na Vila Nova Teixeira.

A festa, com muitos sabores e ritmos, servirá também para inaugurar o novo espaço, por isso, no início, será realizada a cerimônia de inauguração da nova sede, em que a Casa de Força receberá as bênçãos de diferentes líderes religiosos. Em seguida, haverá a cerimônia de “Levantamento do Mastro”, conduzida pelas Caixeiras das Nascentes, e a apresentação do Boi de Pernambuco do grupo Urucungos.

Além da deliciosa culinária, a festa terá a apresentação de manifestações culturais afro-brasileiras como jongo, samba, capoeira, maracatu, rap, entre outras. Para encerrar o arraial, haverá forró pé de serra com direito a quadrilha.

O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura,  terá a participação da fundadora do grupo, Raquel Trindade, e de outros membros da família.

O Grupo Urucungos foi fundado em 1988 pela mestra de cultura popular Raquel Trindade, filha do artista popular e folclorista Solano Trindade, que batizou o grupo de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quijengues (Tambor), instrumentos musicais africanos provenientes de Angola e difundidos no Brasil.

O grupo tem como missão principal preservar e divulgar a cultura popular brasileira de acordo com a maneira com que as manifestações são vivenciadas nas suas origens. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Festa Julina do Urucungos, Puítas e Quijengues – Edição 2014
Data: sábado, 19 de julho
Horário: 13h
Local: Casa de Força
Endereço: Rua Salvador Lombardi Neto, nº 15 – Vila Nova Teixeira – Campinas/SP.
Entrada franca