A Polícia Civil prendeu hoje (6) o empresário Ray Whelan, suspeito da venda irregular de ingressos para a Copa. De acordo com a polícia, ele é diretor da empresa Match, associada à Fifa, responsável pela venda dos ingressos.

Ray Whelan, da Match Corporation
Ray Whelan, da Match Corporation, preso no Copacabana Palace

Participaram da ação o delegado Fabio Baruck, titular da 18ª Delegacia de Polícia, e o promotor Marcos Kac, da 9ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal do Ministério Público.

Segundo o promotor, Whelan não resisitiu à prisão e estava acompanhado pelo advogado de sua empresa. Kac frisou, porém, que não poderia dar mais informações porque o caso está sob segredo de Justiça. Segundo a polícia, o grupo de Fofana estimava que poderia faturar com a Copa do Mundo no Brasil cerca de 200 milhões de reais.

O suspeito foi levado do hotel Copacabana Palace, onde estava hospedado junto com a cúpula da Fifa, para a 18ª DP, onde vai prestar esclarecimentos.

A máfia dos ingressos teria atuado nas últimas quatro copas, França, Coreia do Sul e Japão,  Alemanha e África do Sul. Mas foram presos no Brasil.

Agora só falta prender o chefão da Fifa, Joseph Blatter, para se transformar  realmente na Copa das Copas (Agência Brasil/Carta Campinas)