A Caravela Anunciação do Parque Taquaral em Campinas, que está sendo reformada, deve ficar pronta em outubro. Esta semana uma equipe de especialistas em mastreação da Marinha Nacional do Brasil desembarcou em Campinas com o objetivo de elaborar todo o sistema de mastreação do veleiro.

Caravela recebeu especialistas da Marinha
Caravela recebeu especialistas da Marinha

Em náutica, mastreação é o conjunto dos mastros, vergas, cesto da gávea e paus de uma embarcação. Eles ajudaram a definir todo o material necessário para confeccionar as velas e os demais equipamentos de mastreação e fazer o planejamento da instalação do sistema.

Serão reconstruídos os mastros originais, toda a engrenagem de hasteamento e recolhimento das velas, além de sistema de cabeamentos de sustentação das velas e mastros. A caravela é uma réplica da que foi usada por Pedro Álvares Cabral para chegar ao Brasil.

A embarcação, com cinco pavimentos, tem cerca de 30 metros de extensão por 8,7 metros de altura. A réplica possui três velas triangulares e foi inaugurada em 1972, após dois anos em obras.

Os especialista da Marinha Nacional participaram diretamente de todo o processo de restauração da Caravela Anunciação e da implantação do Museu da Marinha nas dependências da nau. Segundo o arquiteto da Secretaria de Serviços Públicos, Nelson Machado, apesar de bem adiantado, toda composição do museu será concluída em outubro deste ano. (Carta Campinas com informações de divulgação)