O vereador Carlão (PT)  tenta aproximar a população da política com a proposta de criação de um Conselho Gestor para o novo Parque da Vila União e para as praças do bairro de Campinas (SP). Ele recomenda que o prefeito Jonas Donizette (PSB), por meio de Indicação, crie um conselho composto por moradores e representantes de algumas secretarias municipais  como a de Segurança, Cultura, Educação, do Verde e de Serviços Públicos.

Parquevilauniao
Projeto do Parque da Vila União

A Indicação foi protocolada na quarta-feira (25/6), na Câmara Municipal. Para o vereador,  a participação de moradores na gestão do Parque e das praças da Vila União é fundamental para garantir o uso transparente e democrático do espaço público. “A ideia é que este Conselho auxilie a Prefeitura na administração do Parque, se reunindo periodicamente para discutir questões de manutenção, segurança e da definição das atividades realizadas nos espaços”, explica Carlão, morador do bairro há 21 anos. A comunidade do bairro lutou por mais de dez anos para a criação do Parque, contribuindo, inclusive, com a construção da estrutura inicial (o CEA- Centro de Educação Ambiental-, as quadras, quiosques e o plantio de árvores). A entrega do Parque após as obras de revitalização está prevista para julho próximo.

Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Jorge Schneider (PTB), pretende dar o nome do locutor esportivo Luciano do Valle ao Parque da Vila União, com primeira discussão prevista para a sessão desta quarta (25/6), mas o vereador Carlão sugere uma consulta popular entre os moradores do bairro para a escolha do nome, já que alguns se mostraram contrários à ideia. “Eles entendem que, embora o locutor mereça uma homenagem da sua cidade, a comunidade da Vila União gostaria de escolher o nome do parque do seu bairro, que ajudou a construir e pelo qual lutou por tantos anos”, explica Carlão.

Conforme informado pela Prefeitura, a revitalização do Parque (com 220 mil metros quadrados) incluiu, entre outras melhorias, a limpeza e recuperação da vegetação nativa, com plantio de mais 15 mil mudas; equipamentos de academia para terceira idade, recuperação das quadras; campo de futebol; pista de caminhada e Iluminação. (Carta Campinas com informações de divulgação)