Na manhã desta terça-feira (24), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde prestam contas sobre os gastos da secretaria nos primeiros quatro meses do ano em audiência pública na Câmara Municipal de Campinas. Na audiência, os técnicos devem detalhar a evolução das despesas com no período, a metodologia de cálculo, os índices de aplicação em cada setor e a origem dos recursos.

Plenário da Câmara
Plenário da Câmara

Do total de gastos com a saúde nos primeiros quatro meses do ano, quase 52% foram destinados para pagamento de pessoal e apenas 0,13% foram para as chamadas despesas de capital. As despesas de capital são aquelas aplicadas em investimentos. São as despesas necessárias ao planejamento e execução de obras, aquisição de instalações, equipamentos e material permanente por exemplo.

Os técnicos vão explicar ainda que a aplicação de recursos neste primeiro quadrimestre foi de 20,61%, desempenho que ficou abaixo do mesmo período do ano passado, quando atingiu 21,72% – a mais alta taxa de aplicação desde 2010.

A apresentação das contas do Fundo Municipal de Saúde será feita no plenário da Câmara a partir das 9h30 e será transmitida ao vivo pela TV Câmara. O acesso ao plenário poderá ser feito pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, número 66, no bairro da Ponte Preta.(Carta Campinas com informações de divulgação)