A última pesquisa Datafolha, que aponta o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em primeiro lugar com 44% das intenções de voto para as próximas eleições para o governo do estado é uma espécie de milagre tucano.

Geraldo Alckmin
Geraldo Alckmin

Não a pesquisa, que deve ter lá seus créditos de realidade. Mas a aprovação de Geraldo Alckmin é algo inexplicável diante de um governo totalmente apático e que não faz um movimento sequer na direção de alguma melhora nas condições sociais do estado.

Veja o que o governo de Alckmin fez e que sustenta essa popularidade do governo:

1. Saúde – Praticamente nada foi feito na saúde, salvo uma construção aqui outra lá, como necessária para que o dinheiro vá para as empreiteiras. Nas cidades paulistas, a Saúde teve alguma transformação graças a duas políticas federais com os governos municipais: as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e o programa Mais Médicos. O resto é mais do mesmo.

2. Educação – Para o governo Alckmin tudo está às mil maravilhas na educação paulista. Escolas em condições ruins, avaliações em pesquisas ruins, violência, e o pior, altas taxas de evasão escolar, que levarão esses adolescentes a cometer algum crime num futuro próximo. O crime de jovens adolescentes começa ali, na evasão escolar, que não recebe atenção do Estado. Simplesmente empurra o que está ruim com a barriga.

3. Água – Esta é outra vedete do milagre de Geraldo Alckmin. Administra a Sabesp há 20 anos, distribui lucro para os acionistas, não investe onde deve investir e deixa parte da população de São Paulo sem água. Por fim,  deixa todo mundo bebendo do “volume morto” da Cantareira.

4. Transporte – Metrô – É o maior escândalo do PSDB de São Paulo, que contou com a conivência de parte do poder judiciário e do Ministério Público do Estado. Desde Mário Covas se investiga a corrupção no Metrô e até hoje nada foi esclarecido ou punido os culpados.  Nesses 20 anos, o PSDB construiu quase nada em linhas de metrô, é a menor do mundo em extensão de cidades do mesmo porte. E um dos metrôs mais caros do mundo. Maluf se sairia melhor.

5. Segurança Pública – Aqui é o exemplo ideológico mais visível do governo do PSDB em São Paulo. Há 20 anos faz o mesmo discurso de que está investindo na polícia, preparando a polícia, comprando equipamentos para a polícia, blá blá blá, e a criminalidade só aumentando. Não há nada de novo, de diferente, de autêntico no governo em termos de segurança pública. É um governo incapaz de tomar qualquer alternativa diferente, visto que isso com certeza feriria seus princípios. E o princípio do governo Alckmin é a polícia “bem preparada” para manter a violência gerada pela desigualdade social, econômica e cultural, que é mantida pela política de educação, saúde e cultura.

6. E o mais incrível. O governo Geraldo Alckmin e seu discurso e prática belicista, violento e autoritário, foi o grande motivador das enormes manifestações de 2013.  Foi a violência da PM paulista contra manifestantes que desencadeou todo um clima de revolta na população de todas as matizes ideológicas.

Esse governo é um milagre. Mas será que vai resistir ao horário eleitoral mais uma vez?