1900033_709611079062347_6039878225727121804_nO ‘Dandô – Circuito de Música Dércio Marques’, projeto que faz uma homenagem a Dércio Marques, um dos cantadores que trabalhou pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo da mídia de massa e uniu cantadores de toda parte, de várias gerações, estilos e culturas, traz para Campinas em sua temporada 2014 mais uma atração musical.

A cantora e compositora Walgra Maria se apresentará com as Caixeiras das Nascentes em um show que acontecerá nesta sexta-feira, 2 de maio, às 21h,  no Centro Cultural Casarão de Barão.  O universo das tradições da cultura popular e do folclore é contemplado na música de Walgra por meio do canto popular e do violão.

Essa cultura popular se expressa muito bem na história e no que propõem as Caixeiras Nascentes com seus cantos, toques e música ligada ao universo feminino. Grupo fundado em 2009, na cidade de Campinas (SP), as Caixeiras fazem uma releitura das manifestações populares por meio da memória das integrantes, da prática, do aperfeiçoamento e da difusão da arte das Caixas do Divino (tambor pequeno, originário da Festa do Divino do Maranhão), assim como pesquisas de cantos e toques do Sagrado Feminino (Festa do Divino, Congadas, Ladainhas, afoxés entre outras). 

O ‘Dandô’ traz um formato especial de interação entre os artistas participantes e também destes com o público. Cada show conta com a presença de um artista local, que é o anfitrião do evento, e do músico em circulação. Com isso, a plateia sempre tem a chance de ver no mesmo palco uma apresentação musical em dose dupla.

photoCom este conceito, o ‘Dandô’ está percorrendo o território nacional, promovendo amplo intercâmbio entre músicos, público e comunidade, dando espaço para novos nomes, gerando um novo público, e continuando os ensinamentos de Dércio Marques.

Este ano, a caravana musical já passou por Campinas, São João da Boa Vista, Poços de Caldas, Guarulhos e Betim. Ainda neste mês de maio, terá eventos nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Além disso, já são mais de 70 novos pontos de apresentação cadastrados em várias cidades brasileiras.

Os ingressos para o show serão distribuídos com uma hora de antecedência e a contribuição é no chapéu. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Show Walgra Maria e Caixeiras das Nascentes
2 de maio, sexta-feira, 21h
Centro Cultural Casarão do Barão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/ n.º – Terras do Barão – Barão Geraldo – Campinas – SP)
Ingresso: distribuídos com uma hora de antecedência (no chapéu – contribuição espontânea de valor)
Informações: (19) 3287-6800 ou [email protected]