Ministério Público Federal apreende servidor que abrigava Rádio Muda da Unicamp

Um representante do Ministério Público Federal (MPF) retirou os discos rígidos do principal servidor do Grupo Saravá, deixando fora do ar vários serviços hospedados pelo grupo, incluindo a Rádio Muda, que existe de forma independente dentro da Unicamp. A apreensão, que aconteceu no último sábado (28), se deu por conta de um processo que corre em segredo de justiça contra a Rádio Muda, a mais antiga rádio livre em operação no Brasil.

Rádio Muda fica em baixo da caixa d’água da Unicamp

O servidor do Grupo Saravá que está localizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), hospedava a plataforma radiolivre.org, incluindo o site da Rádio Muda – muda.radiolivre.org, e hospeda outros diversos projetos de pesquisa e de extensão, relacionados além da Unicamp a outras universidades públicas brasileiras.

O Saravá é um grupo de estudos que há dez anos oferece infraestrutura tecnológica, reflexão política e sistemas de comunicação autônomos e seguros de forma gratuita a grupos de pesquisa e movimentos sociais. Ele abriga também, entre outros projetos da Unicamp, o Grupo de Pesquisa sobre Ciência, Tecnologia e Mercado do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).

De acordo com o grupo, que soltou uma nota, foi acordado que o MPF levasse apenas os discos e deixasse a máquina intocada. “Em consonância com sua carta de princípios, o Grupo Saravá protege os dados em seus servidores utilizando criptografia. Não há chave de acesso em poder da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de modo que não há como a universidade fornecer os dados a quem quer que solicite. Vale ainda ressaltar que no Brasil não existe dispositivo jurídico que obrigue o Grupo Saravá a entregar as chaves de criptografia dos discos. Desta forma, através da criptografia forte, bem implementada com software livre e recomendada pela comunidade de segurança, os dados dos/as usuários/as não correm risco de serem violados”, diz a nota.

Após a ação e saída do MPF da universidade, o grupo Saravá instalou novos discos no servidor e em menos de 2 horas voltou ao ar. “Alguns sistemas e serviços vinculados ao antigo servidor ainda encontram-se fora do ar, porém estão sendo restaurados a partir de backups remotos. Ainda pretendemos gerar novos certificados de conexão criptografada (HTTPS/SSL/TLS) como medida preventiva”, informou.

O Grupo Saravá é uma organização horizontal, sem fins lucrativos tocada por voluntários/as que mantém a estrutura do grupo a partir de doações. É pensando em dar acesso a ferramentas seguras que colaborem com a articulação e organização de grupos de pesquisa, coletivos e indivíduos que o Saravá oferece os serviços de forma gratuita, buscando estabelecer uma relação de cooperação e ajuda mútua entre os grupos, coletivos e indivíduos que compõe sua vizinhança. (Carta Campinas)

Recent Posts

Entidades protestam em frente à Meta contra manipulação do Facebook e Instagram

(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…

7 hours ago

Sala secreta de sócio oculto de Flávio Bolsonaro é estrutura para compra de imóveis em dinheiro vivo

(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…

8 hours ago

Na reta final para as eleições, Campinas volta a ocupar as ruas nos atos Sextou com Lula e Bora Lula

Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…

9 hours ago

Exposição apresenta diversidade da cena cultural de Campinas pelas lentes de 11 fotógrafos

Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…

10 hours ago

As Comadres colocam pimenta no forró em show dançante ao ar livre e gratuito

(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…

12 hours ago

Solo ‘Quando Falta o Ar’ volta ao cartaz em apresentação única no Teatro Maria Monteiro

(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…

13 hours ago