O ex-presidente Lula é com certeza o maior líder político do país, ainda que você concorde ou não com as posições do ex-presidente, mas sua influência nas próximas eleições será infinitamente pequena perto da influência que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, vai exercer.

Sozinho, Gilmar Mendes definirá o resultado das próximas eleições
Sozinho, Gilmar Mendes definirá o resultado das próximas eleições

Gilmar Mendes vai alterar completamente o resultado das próximas eleições. Ele nunca esteve tão poderoso como agora.

Esse poder está em um pedido de vista. Simples assim. Ele pediu vista na  ação apresentada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que proíbe a doação de empresas para candidatos. Na realidade, a ação da OAB põe fim à “corrupção legalizada”, que é o que de fato acontece com as doações de empresas nas eleições.

A maioria (6) dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou a favor da proibição de doações de empresas a candidatos e partidos políticos para financiamento de campanha eleitoral. Ou seja, a ação da OAB já é vitoriosa, mesmo que todos os outros ministros votem contra.

Mas… o julgamento não acabou porque Gilmar Mendes pediu vista no processo no último dia 2 de abril.  Assim, Gilmar Mendes, segurando a ação com o pedido de vistas, mantém a legislação atual em vigor. É a vitória dos derrotados!

O ministro Marco Aurélio, por exemplo, votou pela proibição de doação de empresas, mas a favor do financiamento de campanha realizada por pessoas físicas. Ele também afirmou se for aprovada a tempo, a regra valerá para as eleições deste ano (2014)

É um escândalo essa situação. Mas tem muita gente quieta com relação a esse absurdo porque os esquemas de doação de campanha já estão em andamento.

Gilmar Mendes vai se transformar no brasileiro mais poderoso nas eleições. Talvez seja a primeira vez na história que os derrotados em uma ação sairão vitoriosos!