Concertos da Sinfônica da Unicamp colocam popular e erudito na mesma partitura

Marcelo Onofri se apresenta no piano e Alegre Corrêa na guitarra e violão

Nos próximos concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, que acontecerão nos dias 7 e 8 de maio, próxima quarta e quinta-feira, o primeiro no Teatro Castro Mendes e o segundo na Casa do Lago, na Unicamp, os músicos se apresentam sob regência de Cinthia Alireti e ao lado dos solistas Marcelo Onofri (piano), Alegre Corrêa (guitarra/violão), Eduardo Guimarães (acordeon), Leandro Barsalini (bateria/percussão) e Walter Valentini (contrabaixo).

Os músicos interpretarão as obras do gaúcho Alegre Corrêa inspiradas na composição “Saudades do Brasil”, do francês Daris Millaud (compositor que viveu no Brasil entre 1917 e 1918 e, de volta à França, escreveu uma coletânea de 12 músicas, todas dedicadas a um bairro carioca). Corrêa, então radicado na Aústria, reinventou algumas peças de Millaud que estão incluídas no repertório dos concertos com a Sinfônica da Unicamp, como “Leme” e “Laranjeiras”.

O programa traz ainda composições do mineiro Marcelo Onofri, como a inédita peça para piano solo, “Sinfonieta” e “Expedição”, para a inusitada formação de quarteto de cordas, acordeon e percussão, que revisita, musicalmente, o capítulo da história que conta a chegada dos holandeses no Brasil.

A participação dos solistas faz parte do projeto Performance do Ciddic (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural) da Unicamp,  que coloca a Sinfônica da Unicamp como um laboratório de pesquisa em música, composição, performance instrumental e regência. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Programa
Marcelo Onofri – Sinfonieta in G (2012)
Marcelo Onofri – Expedição (1997)
Alegre Corrêa – Gabriela (1990), arr. Marcelo Onofri
Alegre Corrêa – Leme (2004)
Alegre Corrêa – Laranjeiras (2004)
Alegre Corrêa – Valsinha (2012)
Alegre Corrêa – Bachião (1999), arr. Marcelo Onofri
Alegre Corrêa – Vindobona (2000), arr. Marcelo Onofri

Concerto Orquestra Sinfônica da Unicamp
Regente: Cinthia Alireti
Solistas:
Marcelo Onofri (piano)
Eduardo Guimarães (acordeon)
Leandro Barsalini (bateria/percussão)
Alegre Corrêa (guitarra/violão)
Walter Valentini (contrabaixo)
Quando: 7 de maio (quarta-feira), 20h
Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

8 de maio (quinta), 19h
Casa do Lago (Unicamp)
Entrada gratuita

Recent Posts

Debate público questiona os riscos da implantação de mega Data Center em Campinas

(imagem divulgação) Uma debate público que será realizado no próximo sábado, 29, às 11h, na…

3 hours ago

Instituição de Campinas recebe o Projeto Estante Mágica – Uma Fábrica de Histórias

(foto patricia-tomiatti divulgação) O Projeto “Estante Mágica – Uma Fábrica de Histórias” tem o poder…

9 hours ago

Orquestra Conservatório Carlos Gomes apresenta concerto gratuito ‘Clássicos Inesquecíveis’

(foto jessica strasburg - divulgação) O Centro de Convivência Cultural de Campinas recebe na noite…

11 hours ago

Cia Os Buriti conta a história da ativista Helen Keller no espetáculo de dança e teatro ‘Depois do Silêncio’

(foto diego bresani - divulgação) A trajetória de Helen Keller, escritora e ativista norte-americana que…

12 hours ago

Hitler e Mussolini como exemplos de liderança é sintoma do autoritarismo da extrema direita

(imagem reprodução divulgação) A dirigente da Unidade Regional de Ensino de Mogi das Cruzes, Roselaine…

13 hours ago

Rodrigo Mendonça e Flávio Danza misturam choro, jazz e música de câmara em ‘Céu e Sonho’

(foto flávia siqueira - divulgação) O choro se encontra com o jazz e a música…

13 hours ago