Do Educação Política – A jornalista Eliane Catanhêde e o historiador Marco Antônio Villa usaram a lógica do estuprador para explicar o Golpe de 64 durante a entrevista do ex-ministro do Trabalho do presidente João Goulart, Almino Afonso, no Roda Viva, na última segunda feira (31 de março).

Almino Afonso
Almino Afonso: historiador ou romancista?

Assim como para muitos a culpa do estupro é da mulher que usa roupas curtas ou porque é muito provocante, Jango seria o grande culpado pelo Golpe de 64. Villa e Catanhêde dão a entender que Jango era inapto, bon vivan, desleixado, corrupto, etc etc.

E claro, por isso, o Golpe de 64 foi um sucesso.

As melhores respostas de Almino Afonso, no entanto, foram para Marco Antônio Villa. Após as falas do historiador paulista, Almino responde que Villa está mais para romancista do que para historiador.

“Com o devido respeito, boa parte da sua intervenção é imaginativa. Você não traz uma mínima afirmação de um fato”.

“É tanta interpretação que quase resvala para o Romance”

Mais tarde Almino continua sempre cordial a responder ao Villa:

“A imaginação é grande em você”

“Não sabia que a tua imaginação era tão intensa”

O mais interessante é que as primeiras respostas de Almino Afonso foram cortadas pela TV Cultura nos vídeos colocados na internet em bloco. Mas é possível ver suas respostas no vídeo integral. Se quiser ver somente esses momentos memoráveis do jornalismo brasileiro, vá para 24 minutos, 37 minutos e 56 minutos.