O filósofo João Vicente Goulart Filho, filho do ex-presidente João Goulart, o Jango, participa nesta terça feira (29) na Câmara Municipal de Campinas de um seminário para debater as causas e os efeitos do golpe militar deflagrado no Brasil em 1964 e que acabou numa ditadura que perdurou por 21 anos.

João Vicente Goulart, filho do ex-presidente
João Vicente Goulart, filho do ex-presidente

Além de João Vicente, participam do debate o cineasta Paulo Henrique Fontenelle e o historiador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Caio Navarro de Toledo. O encontro será realizado a partir das 8h, no Plenário da Câmara.

O golpe militar estabeleceu no Brasil um regime de exceção que permaneceu até 1985 – período no qual houve supressão das liberdades políticas, prisões arbitrárias, inúmeros casos de torturas, banimentos, humilhações e mortes, além de censura a jornais e revistas e perseguição a artistas.

A carreira política de João Goulart foi vertiginosa. Em 14 anos ele passou de deputado estadual que se elegeu com pouco mais de quatro mil votos para a Assembleia gaúcha em 1947, a presidente da República, em 1961. Mais impressionante ainda foi sua queda. Em dezoito dias, o líder popular que prometia uma “revolução pacífica” com as “Reformas de Base”, perdeu o governo e teve que exilar-se no Uruguai para salvar a vida. Morreu 12 anos depois, quando se preparava para voltar e ser apenas um fazendeiro.

Em março de 1964, quando os militares tomaram o poder, Vicente era um menino de sete anos. Em entrevista, ele contou que na época, chegou a perguntar ao pai por que ele não era mais presidente. “O Congresso lá fez um decreto e me deixou sair antes do meu emprego”, teria respondido Jango.

Em 1973, com o golpe de Estado no Uruguai, a situação ficou ainda mais complicada. A família passou a residir na Argentina após convite do presidente Juan Perón. De acordo com a versão oficial, Jango morreu vítima de um enfarte fulminante, mas os parentes contestam e levantam a hipótese de que teria sido envenenado. Estas e outras histórias da deposição e da vida no exílio, João Vicente vai reviver no encontro na Câmara.

O encontro é aberto ao público. O acesso ao plenário poderá ser feito pela Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 no bairro da Ponte Preta. O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara – Canal 4 da Net e pela internet – no endereço eletrônico www.campinas.sp.leg.br  (Carta Campinas com informações de divulgação)

PROGRAMAÇÃO – PALESTRA “50 ANOS DO GOLPE MILITAR”

08:00 – 08:30 Recepção e café da manhã
08:30 – 09:00 Mesa abertura
09:00 – 09:30 Palestra historiador Caio Navarro de Toledo
09:30 – 10:00 Palestra cineasta Paulo Henrique Fontenelle
10:00 – 10:30 Palestra filósofo João Vicente Goulart (filho do ex-presidente João Goulart)
10:30 – 11:30 Debate e encerramento do evento